Toda empresa está sujeita a momentos de crise, mas a forma como os profissionais são notificados sobre isso tem um impacto direto na reação.
Em vídeo de menos de cinco minutos, a professora e coordenadora adjunta dos programas de mestrado e doutorado da Fundação Dom Cabral, Alice Erthal, dá dicas para abordar o assunto. O conteúdo é parte da série Educação Executiva do Estadão.
Confira os principais pontos do vídeo:
- Parte das ações do ser humano não são baseadas na racionalidade. O nosso cérebro interpreta os estímulos como ameaças ou oportunidades e, se uma intimidação for identificada, as únicas respostas são lutar ou fugir. Os dois cenários são negativos no ambiente corporativo.
- Para garantir que a equipe responda de forma racional à crise, é importante prestar atenção ao modo como a situação é comunicada. O ideal é mostrar quais possibilidades de aprendizado, crescimento e melhoria são possíveis nesse cenário.
- Nenhuma informação deve ser omitida, ainda que seja negativa.
- Cuidado com os elementos não verbais, como expressões facial, corporal e tom de voz. O local e o momento para dar a notícia também exigem atenção, já que o profissional precisa estar seguro para expressar suas emoções.
- A reação à crise é individual e varia de acordo com experiências, necessidades e valores de cada um.
- Construir um ambiente seguro para dar notícias negativas é um processo diário. Antes de qualquer desafio, a equipe precisa se sentir confortável para dar opiniões e esclarecer dúvidas. O papel do líder é receber essas manifestações e estar aberto a conexões mais profundas com as pessoas.
Quer saber todas as dicas para revelar uma crise para o time? Assista o vídeo completo:
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