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Como líder deve comunicar aos funcionários uma crise na empresa? Vídeo da Fundação Dom Cabral mostra

Professora Alice Erthal explica que é importante estar atento aos elementos não verbais e não esconder informações relevantes

Foto do author Geovanna  Hora

Toda empresa está sujeita a momentos de crise, mas a forma como os profissionais são notificados sobre isso tem um impacto direto na reação.

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Em vídeo de menos de cinco minutos, a professora e coordenadora adjunta dos programas de mestrado e doutorado da Fundação Dom Cabral, Alice Erthal, dá dicas para abordar o assunto. O conteúdo é parte da série Educação Executiva do Estadão.

Confira os principais pontos do vídeo:

  • Parte das ações do ser humano não são baseadas na racionalidade. O nosso cérebro interpreta os estímulos como ameaças ou oportunidades e, se uma intimidação for identificada, as únicas respostas são lutar ou fugir. Os dois cenários são negativos no ambiente corporativo.
  • Para garantir que a equipe responda de forma racional à crise, é importante prestar atenção ao modo como a situação é comunicada. O ideal é mostrar quais possibilidades de aprendizado, crescimento e melhoria são possíveis nesse cenário.
  • Nenhuma informação deve ser omitida, ainda que seja negativa.
  • Cuidado com os elementos não verbais, como expressões facial, corporal e tom de voz. O local e o momento para dar a notícia também exigem atenção, já que o profissional precisa estar seguro para expressar suas emoções.
  • A reação à crise é individual e varia de acordo com experiências, necessidades e valores de cada um.
  • Construir um ambiente seguro para dar notícias negativas é um processo diário. Antes de qualquer desafio, a equipe precisa se sentir confortável para dar opiniões e esclarecer dúvidas. O papel do líder é receber essas manifestações e estar aberto a conexões mais profundas com as pessoas.

Quer saber todas as dicas para revelar uma crise para o time? Assista o vídeo completo:

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