Publicidade

Burnout? Divida tarefas com equipe para o trabalho não consumir sua vida; professor da FGV dá dicas

Paul Ferreira, professor de Estratégia e Liderança, afirma que delegação diminui as chances de esgotamento mental; veja quais ferramentas ele sugere para ajudar no processo

Foto do author Geovanna  Hora

Definir qual é a responsabilidade de cada membro da equipe é parte do papel do líder, mas nem todos sabem como delegar tarefas de forma eficaz.

PUBLICIDADE

Além de estimular o crescimento dos profissionais, a atitude também reduz a pressão sobre os chefes. Mas como fugir do microgerenciamento e da falta de supervisão na hora de dividir as atividades?

Em vídeo de cinco minutos, o professor de Estratégia e Liderança na Fundação Getulio Vargas (FGV) Paul Ferreira fala sobre a importância de delegar tarefas e dá dicas para inserir a prática no dia a dia. O conteúdo é parte da série Educação Executiva, do Estadão.

Confira os destaques do vídeo:

  • A pandemia trouxe a necessidade de delegar tarefas importantes para manter a produtividade e a inovação com equipes remotas.
  • Se o líder gerenciar todos os detalhes de um projeto, ficará sobrecarregado e terá menos tempo para focar em responsabilidades estratégicas.
  • Atribuir atividades para o restante da equipe ajuda a melhorar o desempenho, abre portas para o profissional avançar na carreira e diminui as chances de sofrer um burnout.
  • A falta de delegação prejudica criatividade, autonomia, inovação e eficiência do time. O primeiro passo para mudar essa situação é conhecer as pessoas, entender os pontos fortes e fracos de cada uma e alinhar a distribuição das tarefas.
  • É fundamental definir objetivos realistas e comunicá-los com clareza para os profissionais, para evitar ruídos. Ferramentas como a Asana e o Trello, voltadas para o gerenciamento de trabalhos, ajudam a organizar e a monitorar as atividades.
  • O feedback é parte essencial da delegação. O ideal é agendar encontros frequentes para falar sobre progressos e desafios.

Quer mais dicas sobre como delegar tarefas? Veja o vídeo completo:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.