Já se foi o tempo em que melhorar o salário era a maior reclamação de funcionários aos diretores de uma empresa. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa realizada pela Love Mondays, comunidade que compila avaliações de colaboradores sobre empresas onde trabalham. No levantamento, a falta de reconhecimento no emprego e a busca por melhor comunicação com gestores foram as principais queixas de funcionários – reclamações por melhores salários ficaram em 3º.
"Achamos surpreendente [queixa por melhores salários] não ser o primeiro ponto do levantamento, pois a remuneração é um aspecto importante, afinal, todos têm que pagar contas", avalia Luciana Caletti, CEO da Love Mondays.
De acordo com a executiva, o levantamento indica que profissionais estão colocando no primeiro plano o desenvolvimento e aprendizado, mesmo que a valorização em uma empresa não seja acompanhada sempre por melhores salários.
"A maioria dos comentários estão relacionados à falta de reconhecimento, como o funcionário que trabalha na linha de produção, fabricando um produto, mas que não sente sua função reconhecida pela direção", afirma.
Em relação à falta de comunicação, Luciana Caletti afirma que funcionários têm valorizado a oportunidade de "ter suas ideias e até reclamações ouvidas por gestores". "A comunicação é um aspecto importante, pode até afetar a produtividade, como em caso de tarefas duplicadas por falta de comunicação entre áreas, ou do funcionário insatisfeito com a direção", completa.
Pesquisa. Realizado entre dezembro de 2014 e janeiro deste ano, o levantamento coletou 3365 opiniões de usuários do portal, procurando elencar quais são as reivindicações corporativas mais comuns dos colaboradores aos principais líderes das companhias.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.