A pandemia transformou o trabalho remoto em parte da rotina das empresas, mas os líderes ainda encontram desafios para gerir uma equipe a distância.
Em vídeo de cinco minutos, Lina Nakata, professora da Fundação Instituto de Administração (FIA) Business School e uma das responsáveis pela pesquisa FIA Lugares Incríveis para Trabalhar, dá dicas para identificar problemas e ajudar os profissionais que trabalham de casa.
O conteúdo faz parte da série Educação Executiva, do Estadão.
Confira os destaques do vídeo:
- O principal desafio de gerir equipes remotas é a distância. É mais difícil identificar os problemas do profissional sem um contato direto. A dica para superar esse obstáculo é estar atento ao olhar, atitudes e reações das pessoas nas conversas por vídeo.
- As habilidades de liderança exigidas no presencial também são fundamentais para o virtual. O líder precisa entender as demandas e necessidades dos profissionais para conseguir orientá-los da melhor forma. O ideal é que as pessoas sintam que são compreendidas.
- As reuniões com a equipe completa são importantes para que todos fiquem informados sobre as decisões, mas é necessário dedicar alguns minutos para atendimentos individuais.
- Um software que monitora as atividades dos profissionais e as quedas de produção ajuda a entender os pontos de dificuldade, traçar possíveis soluções e otimizar o tempo.
- Se a distância permitir, o ideal é que as pessoas se encontrem presencialmente em algum momento, para conversar sobre assuntos que não estejam necessariamente ligados ao trabalho. Marcar uma pausa para o café no ambiente virtual é uma alternativa para quem não pode estar perto fisicamente.
Quer saber mais sobre como gerenciar uma equipe remota? Assista ao vídeo completo:
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