8 livros de produtividade que especialistas em gestão do tempo realmente usam

Estas obras podem ajudá-lo a alcançar mais com menos estresse

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Por Jancee Dunn (The New York Times)

Provavelmente não é uma surpresa que pesquisadores de produtividade estejam sempre procurando novas maneiras de usar seu tempo com sabedoria.

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Eles precisam de orientação como todos nós, disse Sahar Yousef, uma neurocientista cognitiva e professora na Escola de negócios da Universidade de Califórnia, Berkeley. “No momento em que você pensa que realmente sabe tudo, geralmente é um sinal de que sabe muito pouco.”

Ler livros sobre produtividade, segundo Yousef, pode oferecer tanto dicas práticas quanto “uma mudança de perspectiva”.

Pedimos a psicólogos organizacionais, pesquisadores e professores de escolas de negócios a indicação de livros que os ajudaram em suas vidas profissionais e pessoais. Seus favoritos estão listados abaixo — algumas das recomendações são clássicas, enquanto outras podem ser novidades para você.

Gestão de tempo e produtividade. Foto: Vanz Studio - stock.adobe.com

1. Get it Done, por Ayelet Fishbach

Este título de 2022, escrito em um tom caloroso e cativante, está “repleto de valor”, disse Katy Milkman, professora na Escola Wharton da Universidade de Pensilvânia. Fishbach, psicóloga comportamental que estuda ciências motivacionais, é “sem dúvida o maior especialista mundial em motivação”, afirma Milkman.

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Fishbach explora a ideia de que muitas pessoas pensam que devem perseguir objetivos da maneira mais eficiente possível, mas somos mais eficazes “quando encontramos um caminho mais prazeroso e menos eficiente”, disse Milkman, acrescentando que “se gostamos da busca pelo objetivo, persistimos por mais tempo”.

2. Slow Productivity, por Cal Newport

Vários especialistas recomendaram livros de Cal Newport, professor de ciência da computação na Universidade Georgetown, incluindo seu livro de 2024 “Slow Productivity”.

O livro é organizado em torno de três princípios: Faça menos coisas, trabalhe em um ritmo mais natural e foque no que Newport chama de qualidade impressionante, em vez de atividade performática.

“Isto leva a um pensamento mais profundo, mais criatividade e inovação e menos estresse”, afirma Kandi Wiens, pesquisadora de ambiente de trabalho na Universidade da Pensilvânia.

O livro também oferece dicas para manter nosso bem-estar físico e mental, como incorporar descanso, reflexão e crescimento pessoal em nossas rotinas diárias, afirma Wiens.

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Yousef acrescentou que, embora o trabalho de Newport seja inspirador, o conselho precisa ser personalizado para a vida e o papel de cada pessoa e tornado mais realista dadas as demandas que os outros colocam sobre eles.

3. Four Thousand Weeks (Quatro Mil Semanas, na edição em português), por Oliver Burkeman

Uma linha deste livro de 2021 estabelece sua premissa: “A expectativa de vida humana é absurda, aterrorizante, insultantemente curta”, escreve Burkeman. (Em média, são cerca de 4.000 semanas, daí o título).

Como, então, devemos melhor usar essas semanas? Como escreve Burkeman, “a verdadeira medida de qualquer técnica de gestão de tempo é se ela ajuda você a negligenciar as coisas certas”.

No campo lotado de livros sobre produtividade, este é um “verdadeiro tesouro”, afirma Yousef. “Uma vez que percebemos que não podemos fazer tudo e nem mesmo deveríamos tentar, desbloqueamos uma nova capacidade de priorizar o que mais importa.”

4. Getting Things Done (A Arte de Fazer Acontecer, na edição em português), por David Allen

Este livro é útil para manter em sua mesa e consultar quando você estiver se sentindo sobrecarregado, especialmente no mundo de hoje, quando há tantas distrações, aconselha Yollanda London, diretora de desenvolvimento de negócios e planejamento da Escola de Medicina de Yale. “Ele me ajuda a voltar e me centrar.”

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Publicado pela primeira vez em 2001, “Getting Things Done” (”A Arte de Fazer Acontecer”) é um clássico. “Ele tem os princípios básicos de muitos livros sobre produtividade”, afirmou London, como fazer uma lista de tarefas, dividir grandes tarefas em menores e determinar suas prioridades.

“Essas habilidades são de certa forma lógicas, mas você precisa desses lembretes”, explica London.

5. When (Quando: Os Segredos Científicos do Timing Perfeito, na edição em português) por Daniel H. Pink

Neste livro de 2018, Daniel Pink escreve que nossas vidas são uma série de decisões sobre “quando” — quando mudar de emprego, quando começar uma família — que frequentemente tomamos com base em intuição e adivinhação. Mas, segundo ele, o tempo é uma ciência, e devemos utilizá-lo para decisões grandes e pequenas.

Um dos principais pontos do livro explora “como nossos relógios internos e ritmos circadianos impactam significantemente o quão produtivos somos em diferentes momentos do dia”, afirma Laura Mae Martin, assessora executiva de produtividade no Google, acrescentando que o livro mudou “tudo” para ela. “Foi a primeira vez que eu realmente entendi que nem todos os intervalos de tempo são iguais”.

6. Get Out of Your Own Way (Saia do Seu Próprio Caminho, na edição em português), por Mark Goulston e Philip Goldberg

Este livro de 1996 é um guia para superar 40 das formas mais comuns de auto sabotagem, segundo Preston Lindsay, psicólogo organizacional e professor assistente de prática profissional na Universidade Rutgers.

Os autores exploram as origens psicológicas da auto sabotagem e investigam como experiências precoces de vida, distorções cognitivas e padrões emocionais perpetuam ciclos de autoderrota, afirma Lindsay. Para aqueles no campo da produtividade organizacional, ele acrescentou, “a relevância de ‘Saia do Seu Próprio Caminho’ não pode ser subestimada”.

7. The Sabbath, por Abraham Joshua Heschel

Enquanto o trabalho de Cal Newport foi recomendado por vários especialistas, o próprio livro favorito de produtividade de Newport é, para ele, “talvez inesperado”.

“The Sabbath” é um clássico publicado em 1951, no qual “Heschel defende a importância de um dia semanal de descanso — o que ele chama de um momento de felicidade”, afirma Newport.

Ele acrescentou que o livro enfatiza que “você não descansa para se preparar para mais trabalho depois, mas para garantir que você não tenha esquecido tudo o mais que faz a vida sagrada e valiosa”.

8. Right Kind of Wrong, por Amy Edmondson

Sarah Wolfolds, professora assistente de estratégia na Cornell SC Johnson College of Business, disse que o medo de falhar pode atrapalhar sua produtividade. “Eu tenho mais chances de adiar algo e até não realizar a tarefa, se estou com medo de cometer um erro”, afirma.

O livro de 2023 de Amy Edmondson, que demonstra como “falhar bem”, fez Wolfolds perceber que “aprender a abraçar o fracasso é chave para a produtividade”, segundo ela.

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Isso inclui “reconhecer e assumir” rapidamente quando você cometeu um erro, em vez de evitar, o que na verdade agrava o problema, afirma.

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