Publicidade

Como conciliar família, trabalho e estudos? Professora do Insper indica 5 hábitos; veja vídeo

Maria Elisa Moreira afirma que aprender a dizer “não” e ficar em silêncio são partes do caminho para equilibrar vida profissional, acadêmica e pessoal

PUBLICIDADE

Foto do author Geovanna  Hora

Um dos maiores dilemas da vida é equilibrar as demandas da família, trabalho e estudos. Para quem tem filhos ou precisa liderar uma equipe, o desafio pode ser ainda maior.

Em vídeo de cinco minutos, a professora de pós-graduação e educação executiva do Insper Maria Elisa Moreira lista cinco hábitos que vão ajudar você a se organizar e conciliar todas as esferas.

PUBLICIDADE

O conteúdo é parte da série Educação Executiva, do Estadão.

Veja os principais destaques:

Publicidade

  • Tenha uma agenda para organizar o seu dia. Seja analógica ou digital, a ferramenta ajuda a documentar compromissos, planejar a semana com antecedência e delimitar o tempo a ser dedicado para cada atividade.
  • Priorize o que for mais importante. A ideia é dar mais peso e escolher o melhor momento do dia para fazer algo que exija mais tempo e concentração.
  • Diga “não”. Os três pilares têm demandas a todo momento, mas uma saída é aprender a ser seletivo e dizer “não” para o que não for uma prioridade.
  • Pratique o autoconhecimento. Para fazer uma boa gestão de tempo - e colocar em prática as três dicas anteriores - é essencial se conhecer. Entenda suas prioridades, objetivos e possibilidades na vida pessoal, profissional e acadêmica.
  • Fique em silêncio. O ideal é meditar ou apenas desligar o celular e a televisão para conseguir se desconectar e organizar a vida.

Quer aprender a conciliar família, trabalho e estudos? Assista ao vídeo completo:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.