Qual o salário de um influenciador digital? É possível ganhar a vida com essa profissão? Segundo levantamento da plataforma Influency.me, agência especializada em marketing de influência, 41% dos influenciadores recebem até R$ 500 mensais.
Apesar do glamour associado à profissão, os números mostram uma realidade diferente. Rodrigo Azevedo, CEO da Influency.me, destaca a importância de entender as nuances do mercado de influência. “A pesquisa deste ano revela que, embora a área esteja em crescimento, a maioria dos influenciadores ainda não pode depender exclusivamente dessa renda”, afirmou Azevedo.
O estudo também aponta que apenas 30% dos influenciadores atuam exclusivamente nessa profissão. A grande maioria (70%) busca outras fontes de renda, como empregos tradicionais, revenda de produtos, marca própria ou trabalhos esporádicos como freelancer.
O levantamento contou com a participação de mais de 350 profissionais do segmento de marketing de influência, respondendo a um questionário por meio do Google Forms.
Quanto ganham os influenciadores?
O CEO da Influency.me ressalta que as discrepâncias salariais entre os influenciadores podem ser atribuídas a vários fatores, incluindo o nível de profissionalismo.
Os dados do levantamento mostram a seguinte distribuição de rendimento mensal:
- Até R$ 500 - 41%
- De R$ 500 a R$ 2.000 - 23%
- De R$ 2.000 a R$ 5.000 - 14%
- De R$ 5.000 a R$ 10.000 - 10%
- Acima de R$ 10.000 - 8%
Os 4% restantes não revelaram os valores que ganham.
Número de seguidores não é único critério
Especialistas afirmam que os valores ganhos pelos influenciadores com publicidade não têm relação somente com número de seguidores. Além disso, existem outros fatores que devem ser levados em consideração.
“Os preços não são definidos exclusivamente pelo número de seguidores. Existem muitos aspectos para se medir: visualizações, engajamento, credibilidade e nicho de conteúdo de cada influenciador”, afirmou a CEO da agência de talentos Let ‘s, Bibi Tatto.
Wagner Veiga, diretor de relacionamento da Agência Chango, explicou que o valor pago para os influenciadores é cada vez menos medido pelo número de seguidores e sim pela autoridade do influenciador sobre o tema de que trata e engajamento. “Interessa muito mais se ele consegue se comunicar bem com seu público e com o mercado”.
Instabilidade financeira
Os resultados do estudo também indicam que os influenciadores enfrentam instabilidade financeira, podendo ficar sem renda alguma por vários meses.
Além disso, é uma profissão em que o nível de receita e recorrência pode variar muitíssimo de influenciador para influenciador. Enquanto alguns conseguem receitas publicitárias relevantes todos os meses, outros passam por mais dificuldade.
Veja a seguir o que dizem alguns influenciadores sobre suas carreiras.
Babi Alves, influenciadora fitness
Com 34 mil seguidores, diz faturar em média R$ 2.000 por mês.
Para quem quer ser influenciador, eu indico pegar informações importantes do seu perfil e criar um mídia kit, como: engajamento, números de curtidas e comentários e gênero do público. É a melhor maneira para começar a se posicionar no mercado de uma maneira mais profissional.
Babi Alves
Dotinho, influenciador de humor e cultura pop
Com 66 mil seguidores, diz ganhar em média R$ 2.500 por mês (cálculo da média de 2023).
Em uma realidade de um microinfluenciador, eu tenho acesso a coisas que eu não teria em uma profissão ‘normal’, sou convidado para estreias, eventos, festivais, e essa é a parte legal e glamorosa. Por outro lado, também tem o lado ruim, que é essa busca sempre pelos números e pelos resultados, além da instabilidade financeira, não tem linearidade no que você receberá todos os meses. Mas não significa que sendo um microinfluenciador não dê para chegar em marcas e ter contratos fechados.
Gabi Magsan, influenciadora lifestyle
Com 526 mil seguidores, diz faturar em média R$ 10.000 por mês.
Para ganhar dinheiro de verdade, precisa ter engajamento e um bom público consolidado. É importante questionar-se qual empresa vai se encaixar no seu nicho, vai atingir o seu público?’ Na minha visão, somente parcerias e publicidade, não são suficientes para ganhar dinheiro. O que acontece é que os influenciadores optam por criar suas próprias marcas, lojas, vendem produto, expandindo as fontes de renda.
Gabi Magsan
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.