PUBLICIDADE

Publicidade

Cinco dos dez melhores países para viver após parar de trabalhar ficam na América; veja lista

Índice Anual Global de Aposentadoria de 2024, produzido pela revista International Living, considera fatores como custo de vida, assistência médica e infraestrutura

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Para muitos, a aposentadoria é encarada como uma oportunidade de viver novas experiências — e isso pode incluir morar fora do País. Pensando niso, o Índice Anual Global de Aposentadoria de 2024, produzido pela revista International Living, produziu um ranking que elencou os melhores destinos no exterior para viver esta fase.

O índice não é uma pesquisa científica, mas sim um levantamento feito por jornalistas que coletam informações sobre o estilo de vida de cada país. Fatores como custo de vida, facilidade de comprar um imóvel, assistência médica, desenvolvimento e governo e clima são levados em conta para determinar os melhores locais do mundo para a aposentadoria.

Vulcão Arenal, na área de La Fortuna de San Carlos, ao norte de San José, na Costa Rica.  Foto: Jeffrey Arguedas / EFE

Nestes fatores, cinco países da América ficaram entre os dez mais bem colocados: Costa Rica, México, Panamá, Equador e Colômbia, A beleza natural, a combinação de sistemas de saúde público e privado, a existência de diferentes climas por região e o custo de vida acessível foram alguns dos motivos apontados pela International Living para que a líder fosse a Costa Rica. Confira na reportagem produzida pelo Estadão os outros países considerados bons destinos para aposentadoria.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.