O índice de brasileiros que pretendem sair do País para trabalhar caiu de 70% em 2020 para apenas 16% em 2023, segundo dados da pesquisa “Decodificando o talento Global 2024″, da consultoria Boston Consulting Group (BCG). O levantamento entrevistou 5.539 pessoas no Brasil, sendo a maior parte mulheres (53%), e com idades de 20 anos a 45 anos.
Entre aqueles que têm desejo de trabalhar no exterior, o destino predileto é Portugal, segundo a mesma pesquisa. Ela indicou que uma das principais barreiras de brasileiros no exterior é o idioma, resposta dada por 34% dos entrevistados, o que pode explicar a predileção por Portugal nos anseios de carreira dos trabalhadores do Brasil.
Falta de conhecimento de como é trabalhar no exterior lidera o ranking, com 41%, seguido da incapacidade de levar familiares para o novo local de trabalho, resposta dada por 39% dos entrevistados.
Leia também
Entre aqueles mais dispostos a trabalhar no exterior estão profissionais da área de saúde, indústria, varejo e comércio, transporte e logística e tecnologia da informação.
Confira a lista dos destinos prediletos dos brasileiros para trabalhar:
- Portugal
- Estados Unidos
- Canadá
- Austrália
- Itália
- França
- Espanha
- Alemanha
- Argentina
- Reino Unido
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.