Dúvidas em como agir com retorno ao trabalho presencial impulsionam aulas de etiqueta empresarial

Crescente interesse reflete o ajuste difícil que muitos trabalhadores ainda enfrentam ao retornarem ao escritório, desde como se vestir até como se conectar

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Por Taylor Telford (The Washington Post )
Atualização:

Desde o final do ano passado, Daniel Post Senning –o tataraneto da rainha da etiqueta americana Emily Post e copresidente do Instituto Emily Post – ficou pasmo com a crescente demanda pelos serviços de sua família.

Senning havia antecipado um crescimento nas solicitações de treinamento à medida que as empresas trouxessem os trabalhadores de volta aos escritórios após a pandemia, mas isso não aconteceu imediatamente. Em vez disso, a onda de interesse veio desde a virada do ano, com um número crescente de grandes corporações e pequenas empresas familiares pagando para enviar funcionários a cursos como “Maneiras no Trabalho” e “Etiqueta Empresarial para Profissionais”. Ele até viu uma explosão de interesse em aprender a ser um treinador de etiqueta.

Mais de dois anos depois que os empregadores começaram a instar os trabalhadores de colarinho branco a voltarem aos escritórios, os americanos ainda estão lidando com os efeitos em cascata da disrupção induzida pela pandemia quando se trata de comportamento no local de trabalho Foto: Agência Brasil

“Eu preciso de treinamento em etiqueta?”

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Mais de dois anos depois que os empregadores começaram a instar os trabalhadores de colarinho branco a voltarem aos escritórios, os americanos ainda estão lidando com os efeitos em cascata da disrupção induzida pela pandemia quando se trata de comportamento no local de trabalho. Os anos passados longe dos colegas enferrujaram as habilidades sociais dos trabalhadores, e novas formas de trabalhar geraram uma série de novas questões de etiqueta.

Enquanto isso, os trabalhadores mais jovens estão constituindo uma parcela crescente da força de trabalho e trazendo consigo uma preferência por ambientes de trabalho mais casuais, o que está criando atrito com as gerações mais velhas, dizem os especialistas.

“As pessoas estão perguntando: ‘O que é etiqueta empresarial? Eu preciso de treinamento em etiqueta?’”, disse Senning. “E eu não acho que sejam apenas os funcionários mais jovens ou mais novos que estão mais desafiados e estressados por esse ambiente”, complementa.

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Etiqueta também para reuniões por vídeo

Trabalhadores que tinham uma experiência profissional substancial antes da pandemia, incluindo gerentes e executivos, ainda precisam de ajuda para se adaptar ao trabalho híbrido e remoto, disse Senning. Ele tem treinado líderes sobre as melhores práticas para coisas como se comunicar através do seu calendário e decidir se deve ligar, enviar uma mensagem de texto ou usar a plataforma de comunicação Slack para falar com um funcionário.

Estabelecer etiqueta para reuniões por vídeo também tem sido um desafio para muitas empresas, ele observa. Comportamentos inadequados em reuniões virtuais ganharam manchetes nos últimos anos, como a reação contra Vishal Garg, CEO da empresa de empréstimos hipotecários Better.com, que anunciou demissões em massa pelo Zoom antes das festas de fim de ano em 2021.

“Se eu tivesse um botão mágico que eu pudesse apertar que fizesse as pessoas tratarem reuniões por vídeo com 50% do mesmo nível de profissionalismo que tratam uma reunião presencial, eu faria muitos gerentes de RH, pessoal e executivos muito, muito felizes”, disse Senning.

Diferentes visões de “trajes de negócios”

Empresas de tecnologia também estão pagando por treinamento em etiqueta e profissionalismo para seus trabalhadores, especialmente se estiverem trazendo funcionários que nunca trabalharam pessoalmente antes, de acordo com Crystal Bailey, diretora do Instituto de Etiqueta de Washington, que conta com a Amazon entre seus clientes.

Em seus cursos, Bailey orienta os trabalhadores sobre uma ampla gama de tópicos, como fazer uma boa primeira impressão digital e etiqueta para entrevistas e jantares finos. Uma área que continua a evoluir são os códigos de vestimenta, ela observa, especialmente devido à preferência dos trabalhadores mais jovens por estilos mais casuais. “Se você tem um local de trabalho com uma ampla gama de gerações, eles vão ter diferentes expectativas do que é o traje de negócios”, disse Bailey.

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A maioria dos trabalhadores dos EUA se veste casualmente no trabalho, de acordo com dados da Gallup do último outono, com 7 em cada 10 relatando que seu traje de trabalho é casual de negócios ou “roupas de rua mais despojadas”. Apenas 3% disseram que normalmente usam roupas “profissionais de negócios”.

Os anos passados longe dos colegas enferrujaram as habilidades sociais dos trabalhadores, e novas formas de trabalhar geraram uma série de novas questões de etiqueta Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

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Lisa Richey, fundadora da Academia Americana de Etiqueta, disse que suas reservas para palestras quadruplicaram desde o ano passado. Ela também tem sido inundada com solicitações de profissionais de recursos humanos para ajudar a elaborar códigos de vestimenta. Algumas mudanças, como a incorporação do tênis no traje casual de negócios, foram popularizadas por trabalhadores mais jovens e foram abraçadas por todas as gerações.

Mas Lisa ficou chocada com o quão longe os trabalhadores mais jovens estão dispostos a ir, como uma jovem em uma de suas sessões recentes que parecia estar usando um top tubo como saia. “As empresas perceberam que precisamos ser um pouco mais específicos do que dizer que você precisa estar vestido profissionalmente”, disse.

Lisa oferece uma variedade de cursos cobrindo tópicos como presença profissional e entretenimento de negócios, mas nos dias de hoje, o código de vestimenta está “na lista de prioridades de quase todo mundo”, disse ela. Também houve uma demanda elevada por sua sessão sobre “conectar através das gerações” no trabalho.

“Dificuldades com habilidades interpessoais”

Para os trabalhadores mais jovens, os aspectos mais tradicionais da etiqueta no local de trabalho são os mais difíceis de lidar, dizem os especialistas.

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Lisa, por exemplo, notou que os trabalhadores mais jovens lutam tanto com formas de comunicação verbais quanto não verbais, seja através de contato visual, saudações ou conversa básica. “Esta geração mais jovem está acostumada a um estilo de comunicação tão informal com mensagens de texto e mídias sociais”, disse. “Definitivamente, isso teve um impacto”, complementou.

Kelly Rownd, diretora de prontidão para carreira na Universidade Estadual da Carolina do Norte, afirmou que os jovens profissionais hoje geralmente têm mais oportunidades para desenvolvimento de habilidades do que as gerações anteriores. Mas eles nem sempre são experientes quando se trata dos elementos sociais: redigir e-mails, fazer networking, saber como se comportar em uma reunião versus em um jantar com clientes. Enquanto isso, as empresas cada vez mais contam com faculdades e universidades para fornecer essa instrução, ela acrescentou.

“Em conversas com empregadores, é claro que o profissionalismo tem sido e continua sendo uma área de crescimento que é necessária para a prontidão para a carreira”, disse Kelly. “Eles expressaram que os estudantes estão mais bem preparados do ponto de vista técnico, mas podem ter dificuldades com habilidades interpessoais.”

Perguntas “bem básicas”

Pamela Eyring, presidente da Escola de Protocolo de Washington, disse que viu um aumento notável no interesse em treinamento voltado para profissionais mais jovens, com consultas e reservas para cursos aumentando 100% desde o ano passado.

As empresas estão especialmente ansiosas para que os trabalhadores mais jovens recebam treinamento em habilidades que não puderam desenvolver durante a pandemia, ela observa, como entreter clientes em jantares de negócios.

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“Quando você começa a trabalhar, é muito difícil aprender essas habilidades e praticá-las”, disse Pamela. “Muitos desses estudantes estão se formando em faculdades de ponta, mas não estão entendendo quais são algumas dessas áreas de profissionalismo nos negócios, então agora as empresas têm que educá-los.”

Ela recentemente deu um curso para jovens mulheres que trabalham em serviços financeiros. Elas estavam ansiosas para aprender como “aumentar seu visual e suas habilidades”, disse Pamela, mas, em retrospecto, suas perguntas pareceram-lhe “bem básicas”.

“Na realidade, elas podem não ter sido ensinadas sobre essas coisas, enquanto as pessoas mais velhas já tinham essa experiência”, disse Pamela.

Trabalhadores mais jovens estão constituindo uma parcela crescente da força de trabalho e trazendo consigo uma preferência por ambientes de trabalho mais casuais Foto: TV Brasil/Reprodução

Habilidades de networking

Essa dinâmica moldou as primeiras experiências de Teniola Ayoola na força de trabalho. Alguns anos após a formatura, ela não conseguia entender por que havia ficado para trás profissionalmente em relação aos seus colegas. Ela havia sido uma estudante de honra premiada na graduação na Universidade George Washington e uma estudante de mestrado na Universidade Harvard, e havia completado estágios em grandes veículos como a BBC. No entanto, seu currículo não havia se traduzido nos tipos de oportunidades do mundo real que seus colegas de classe haviam garantido.

Agora, aos 29 anos, Teniola pensa nos cursos de desenvolvimento que frequentou em Harvard, onde líderes do C-suite pregavam sobre a importância de transmitir “gravitas” e “presença executiva” –conceitos que ela entendia em teoria, mas achava complicado praticar em diferentes ambientes profissionais. Teniola concluiu que o que lhe faltava eram habilidades de networking. A razão: ela havia evitado ativamente oportunidades de avançar potencialmente em sua carreira porque estava desanimada com o quão “falso” e “transacional” o processo de construir uma rede profissional parecia.

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“Se você me colocasse em uma sala e me dissesse para trabalhar a sala, eu não saberia o que fazer e com quem falar e sobre o que falar”, disse Teniola.

Para superar seu desconforto, Teniola, que mora na Virgínia, fez um curso no mês passado no Instituto de Etiqueta de Washington. Isso ajudou a reenquadrar o networking como uma chance de construir “conexões significativas” e reforçou sua confiança em enfrentar desafios, como desenvolver um “papo de elevador” pessoal e fazer o acompanhamento com pessoas que conhece. Ela espera fazer mais cursos de etiqueta profissional.

“Sinto que minha ideia de profissionalismo está sempre mudando”, disse Teniola. “Se você não tem o treinamento adequado, pode desenvolver hábitos negativos que podem prejudicá-lo mais tarde.”/WP

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

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