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TAUSTER. Foto: EPITACIO PESSOA
Foto: EPITACIO PESSOA

Com o frescor do agronegócio, Tauste desembarca na cidade de São Paulo em 2026

De Marília, no centro-oeste paulista, rede de supermercados expande continuamente desde 2008 mirando a capital paulista

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Foto do author Márcia De Chiara

O sonho da rede de supermercados Tauste, fundada em 1991 em Marília, interior do Estado de São Paulo, de estrear na capital paulista deve ser realizado em breve. A empresa já começou a construir uma loja no bairro paulistano de Santana, prevista para começar a funcionar em 2026. Também tem um terreno para uma segunda unidade na cidade, provavelmente em 2028, no bairro de Santo Amaro.

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“A nossa intenção sempre foi caminhar em sentido da capital para, um dia, conseguirmos montar uma loja em São Paulo”, afirma Rogério Montolar, diretor-executivo e sócio da empresa.

Atualmente com dez lojas, a Tauste é uma das empresas emergentes do varejo e pela primeira vez fez parte da lista das 300 maiores varejistas do ranking de 2024 da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Em 2023 faturou R$ 2,5 bilhões, aponta o ranking. Para 2024, a receita deve beirar R$ 3 bilhões e a perspectiva para 2025 é atingir R$ 3,5 bilhões.

Inspirado nos avós imigrantes da cidade de Tauste, na Espanha, que tinham um armazém de secos e molhados em Marília, os irmãos Montolar decidiram voltar às origens. No final dos anos 1980, a crise do café empurrou a família do agronegócio para o varejo e foi aberta a primeira loja da rede, em Marília (SP).

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Com menos de 200 metros quadrados de área de vendas, oito funcionários e três caixas registradoras, uma delas operada pela mãe dos fundadores, a família estreou no setor de supermercados, mas com um perfil peculiar.

Como os fundadores tinham formação no agronegócio – dois veterinários e um agrônomo –, eles queriam trazer o campo para dentro da loja, vendendo produtos frescos e se diferenciando da concorrência.

Rogério Montolar, sócio diretor da rede de supermercados Tauste, que planeja a estreia na cidade de São Paulo em 2026 Foto: EPITACIO PESSOA

A estratégia foi posta em prática num momento em que esse não era o foco de outros supermercados. Com isso, a rede passou a oferecer produtos frescos e se destacou. Essa virou a marca registrada da empresa e permanece até hoje.

Desossa de carne na loja

A carne bovina, por exemplo, é comprada dos frigoríficos com osso e desossada no açougue da loja. “São animais abatidos 24 horas antes e o produto chega fresquíssimo”, conta Montolar, lembrando que é veterinário e entende do assunto. No caso dos hortifrútis, o abastecimento é diário e grande parte vem direto do produtor, acrescenta.

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Outro exemplo de diferenciação ocorre nos itens da padaria: no lugar dos congelados da indústria, os produtos são caseiros. “Nossos bolos são, às vezes, receitas que alguma tia passou.”

Outro traço da rede mantido desde do começo é a proximidade com os clientes. Como a primeira loja era muito pequena, a direção acompanhava de perto a clientela.

Essa postura continuou mesmo com a evolução da companhia. “Medimos fila, satisfação do cliente, qualidade do produto, tudo o que a gente puder medir para sempre melhorar”, diz o executivo.

Salto a partir de 2000

Na sua avaliação, essa combinação de fatores levou a companhia, conservadora e pautada pela expansão sem endividamento, a dar um salto a partir dos anos 2000. Se por um lado a expansão com recursos próprios geralmente ocorre em ritmo mais lento, a escolha desse modelo de negócio dá mais solidez ao crescimento, destaca o executivo.

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Foi no ano 2000 que a empresa de uma única loja muito pequena passou a ocupar uma área muito maior, de 3 mil metros quadrados, também em Marília (SP). Era a maior loja de supermercado da cidade, com 27 caixas registradoras.

Rede começou em Marília, 1991, com uma loja de 200 metros quadrados Foto: Epitácio Pessoa/Estadão

Da fundação da rede em 1991 até o ano 2000, a rede foi testando o modelo de loja, até chegar no formato atual: uma loja grande, com 3 mil a 4 mil metros quadrados de área de vendas, do tamanho de um hipermercado, porém com mix de produtos diferenciados e sem bens duráveis.

Em 2004 foi aberta a segunda loja em Marília. Quatro anos depois, em 2008, teve início a expansão para fora da cidade, quando foi inaugurada uma loja na cidade vizinha Bauru (SP).

Depois, em 2014, foi a primeira loja em Sorocaba (SP) e, em 2016, a segunda. Em 2017 foi a vez de Jundiaí (SP) e em 2018 a segunda loja em Bauru. Em 2020 foi a terceira loja em Sorocaba, já com uma galeria de outras lojas acopladas.

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Em 2022, a rede estreou no Vale do Paraíba, chegando em São José dos Campos (SP) e, em 2024, em Campinas (SP). Para 2025 está prevista uma unidade em Taubaté (SP).

Segundo Montolar, o caminho da expansão da rede, de Marília para cidades maiores e mais próximas de São Paulo, é um processo de aprendizado para conseguir estrear na capital paulista em 2026. Entre os desafios de atuar em São Paulo, ele aponta questões de logística e conseguir montar uma equipe de funcionários que mantenha o mesmo padrão de serviço prestado pelas outras lojas da rede em cidades do interior.

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