O sonho da rede de supermercados Tauste, fundada em 1991 em Marília, interior do Estado de São Paulo, de estrear na capital paulista deve ser realizado em breve. A empresa já começou a construir uma loja no bairro paulistano de Santana, prevista para começar a funcionar em 2026. Também tem um terreno para uma segunda unidade na cidade, provavelmente em 2028, no bairro de Santo Amaro.
“A nossa intenção sempre foi caminhar em sentido da capital para, um dia, conseguirmos montar uma loja em São Paulo”, afirma Rogério Montolar, diretor-executivo e sócio da empresa.
Atualmente com dez lojas, a Tauste é uma das empresas emergentes do varejo e pela primeira vez fez parte da lista das 300 maiores varejistas do ranking de 2024 da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Em 2023 faturou R$ 2,5 bilhões, aponta o ranking. Para 2024, a receita deve beirar R$ 3 bilhões e a perspectiva para 2025 é atingir R$ 3,5 bilhões.
Inspirado nos avós imigrantes da cidade de Tauste, na Espanha, que tinham um armazém de secos e molhados em Marília, os irmãos Montolar decidiram voltar às origens. No final dos anos 1980, a crise do café empurrou a família do agronegócio para o varejo e foi aberta a primeira loja da rede, em Marília (SP).
Com menos de 200 metros quadrados de área de vendas, oito funcionários e três caixas registradoras, uma delas operada pela mãe dos fundadores, a família estreou no setor de supermercados, mas com um perfil peculiar.
Como os fundadores tinham formação no agronegócio – dois veterinários e um agrônomo –, eles queriam trazer o campo para dentro da loja, vendendo produtos frescos e se diferenciando da concorrência.
A estratégia foi posta em prática num momento em que esse não era o foco de outros supermercados. Com isso, a rede passou a oferecer produtos frescos e se destacou. Essa virou a marca registrada da empresa e permanece até hoje.
Desossa de carne na loja
A carne bovina, por exemplo, é comprada dos frigoríficos com osso e desossada no açougue da loja. “São animais abatidos 24 horas antes e o produto chega fresquíssimo”, conta Montolar, lembrando que é veterinário e entende do assunto. No caso dos hortifrútis, o abastecimento é diário e grande parte vem direto do produtor, acrescenta.
Outro exemplo de diferenciação ocorre nos itens da padaria: no lugar dos congelados da indústria, os produtos são caseiros. “Nossos bolos são, às vezes, receitas que alguma tia passou.”
Outro traço da rede mantido desde do começo é a proximidade com os clientes. Como a primeira loja era muito pequena, a direção acompanhava de perto a clientela.
Essa postura continuou mesmo com a evolução da companhia. “Medimos fila, satisfação do cliente, qualidade do produto, tudo o que a gente puder medir para sempre melhorar”, diz o executivo.
Salto a partir de 2000
Na sua avaliação, essa combinação de fatores levou a companhia, conservadora e pautada pela expansão sem endividamento, a dar um salto a partir dos anos 2000. Se por um lado a expansão com recursos próprios geralmente ocorre em ritmo mais lento, a escolha desse modelo de negócio dá mais solidez ao crescimento, destaca o executivo.
Foi no ano 2000 que a empresa de uma única loja muito pequena passou a ocupar uma área muito maior, de 3 mil metros quadrados, também em Marília (SP). Era a maior loja de supermercado da cidade, com 27 caixas registradoras.
Da fundação da rede em 1991 até o ano 2000, a rede foi testando o modelo de loja, até chegar no formato atual: uma loja grande, com 3 mil a 4 mil metros quadrados de área de vendas, do tamanho de um hipermercado, porém com mix de produtos diferenciados e sem bens duráveis.
Em 2004 foi aberta a segunda loja em Marília. Quatro anos depois, em 2008, teve início a expansão para fora da cidade, quando foi inaugurada uma loja na cidade vizinha Bauru (SP).
Depois, em 2014, foi a primeira loja em Sorocaba (SP) e, em 2016, a segunda. Em 2017 foi a vez de Jundiaí (SP) e em 2018 a segunda loja em Bauru. Em 2020 foi a terceira loja em Sorocaba, já com uma galeria de outras lojas acopladas.
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Em 2022, a rede estreou no Vale do Paraíba, chegando em São José dos Campos (SP) e, em 2024, em Campinas (SP). Para 2025 está prevista uma unidade em Taubaté (SP).
Segundo Montolar, o caminho da expansão da rede, de Marília para cidades maiores e mais próximas de São Paulo, é um processo de aprendizado para conseguir estrear na capital paulista em 2026. Entre os desafios de atuar em São Paulo, ele aponta questões de logística e conseguir montar uma equipe de funcionários que mantenha o mesmo padrão de serviço prestado pelas outras lojas da rede em cidades do interior.
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