O número de proprietários de veículos da Tesla trocando seus carros disparou para um resultado recorde em março, agravando os problemas da fabricante de automóveis que tem estado envolvida em controvérsias desde que o seu CEO, Elon Musk, se tornou uma figura central da administração do presidente Donald Trump.
De todos os veículos trocados em concessionárias por carros novos ou usados nos Estados Unidos até 16 de março, 1,4% eram carros da Tesla do ano-modelo 2017 ou mais recente — a maior participação já registrada, de acordo com dados do site americano de compras de carros Edmunds, que analisou compras em concessionárias tradicionais (mas não marcas de venda direta ao consumidor).
Os dados mostram um aumento constante: em março do ano passado, 0,4% de todos os veículos trocados eram Teslas. O número subiu para 0,8% em janeiro deste ano e 1,2% em fevereiro.
O aumento nas trocas ocorre enquanto Musk enfrenta reações negativas por seu papel nos cortes dramáticos no governo federal por meio do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) do governo dos EUA.
Manifestantes vandalizaram carros e fachadas de lojas em instalações da Tesla pelo país e incendiaram estações de carregamento da Tesla, entre outros atos violentos e destrutivos.

Trump, na sexta-feira, 21, ameaçou os vândalos de carros Tesla com penas de 20 anos na megaprisão de El Salvador, após a procuradora geral, Pam Bondi, dizer mais cedo nesta semana que atacar Teslas era “terrorismo doméstico”.
A empresa de Musk enfrentou queda no preço das ações e boicotes dos consumidores desde o início do ano. As ações da Tesla, que atingiram cerca de US$ 480 em dezembro, fecharam a quinta-feira a US$ 236,26. Em janeiro, as vendas da Tesla na Europa caíram 45% em comparação ao ano anterior.
Alguns proprietários da Tesla também começaram a expressar arrependimento, temendo que seu carro sinalize para outros que eles apoiam Musk, uma das figuras políticas de direita mais poderosas nos Estados Unidos.
Jessica Caldwell, chefe de insights da Edmunds, disse que a reputação de Musk pode ser uma das razões para o aumento nas trocas.
“A lealdade à marca está se tornando uma questão maior à medida que fatores como o envolvimento público crescente de Elon Musk no governo, preocupações com a depreciação da Tesla e sua saturação em grandes áreas metropolitanas deixam alguns proprietários de longa data se sentindo desconectados da marca,” ela disse.
À medida que mais fabricantes de automóveis entram no mercado de veículos elétricos, os consumidores começaram a explorar suas opções.
As buscas por Teslas usados em fevereiro caíram 16% em relação ao mês anterior e 7% em relação ao ano anterior, sinalizando que os consumidores estão considerando outros veículos elétricos, de acordo com um relatório de fevereiro da Cars.com.
Existem 76 modelos de veículos elétricos usados no mercado neste ano, em comparação com 58 um ano atrás, disse o relatório. Enquanto isso, as buscas por veículos elétricos que não são Tesla na Cars.com aumentaram 28% no último ano, de acordo com o site de carros.
Leia mais em Internacional
“O que estamos vendo no mercado é apenas uma fragmentação que é muito normal,” disse David Greene, um analista da Cars.com. “A Tesla aproveitou a exclusividade e domínio de mercado por um bom tempo, mas outros fabricantes de automóveis estão entrando no espaço dos carros elétricos.”
Greene é cético de que os dados de mercado disponíveis reflitam um significativo contra-ataque dos consumidores contra a Tesla. Essas mudanças de comportamento podem ser lentas para aparecer em dados de interesse do comprador, troca ou vendas, ele advertiu: “O mercado pode mudar rapidamente, mas os dados estão sempre atrasados.”
A parcela de pessoas considerando comprar um novo Tesla também caiu, de acordo com a empresa de negócios de carros Edmunds. Em fevereiro, 1,8% dos compradores de carros no site da Edmunds estavam considerando comprar um novo Tesla, a menor proporção desde outubro de 2022. O número atingiu o pico de 3,3% no final de novembro de 2024.
Quando os consumidores trocam um Tesla, a maioria está adquirindo modelos elétricos ou híbridos como seu próximo carro, de acordo com a Edmunds.
“À medida que a lealdade à marca Tesla e o interesse vacilam, aqueles que oferecem preços competitivos, nova tecnologia ou simplesmente menos controvérsia poderiam capturar os proprietários de Tesla desertores e compradores de veículos elétricos pela primeira vez,” disse Caldwell.
Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.