Tokio Marine celebra expansão no seguro de automóveis

Participação da seguradora no segmento saltou de 3% para 14% nos últimos 13 anos

Publicidade

07/03/2025 | 09h12

Em novembro de 2024, ao atingir a marca simbólica de três milhões de veículos segurados, a Tokio Marine reafirmou sua trajetória de crescimento contínuo e sólido no Brasil. Apenas nos últimos quatro anos, a seguradora adicionou um milhão de itens à sua Carteira de Automóveis, conquistando a terceira posição no segmento. Esse avanço acelerado se reflete no crescimento de 9,2% registrado no último ano – mais que o triplo da média do mercado, que foi de 3%.

A receita da Tokio Marine em seguros de automóveis no Brasil chegou a R$ 8,1 bilhões em 2024. Nos últimos 13 anos, a participação da seguradora no segmento saltou de 3% para 14%, sem que tenha ocorrido qualquer movimento de fusão ou aquisição.

Arnaldo Bechara, diretor de Automóvel, Precificação e RD Massificados da Tokio Marine Foto: Divulgação/ Tokio Marine

“Atribuímos esse crescimento a uma combinação de fatores”, diz Arnaldo Bechara, diretor de Automóvel, Precificação e RD Massificados da Tokio Marine. “A Tokio oferece um leque completo de produtos e serviços, está focada na qualidade do atendimento, conta com o empenho de um time de 2,4 mil colaboradores e tem uma rede de 43 mil corretores muito bem-informados sobre os diferenciais da companhia, pois passam por frequentes capacitações e treinamentos que os ajudam a exercer o papel de verdadeiros consultores no relacionamento com os clientes”, descreve o executivo.

Publicidade

Inovação constante

A Tokio Marine foi pioneira em oferecer uma gama diversificada de produtos e serviços, acessíveis aos mais diferentes perfis de consumidores, em uma única seguradora. Ter o segmento de Automóveis como carro-chefe, responsável hoje por 60% dos negócios da companhia no País, contribui para que outros tipos de seguro sejam adquiridos pelos mesmos clientes, o que impulsiona a fidelização.

Atenta às mudanças do mercado e às expectativas dos consumidores, a Tokio Marine continua investindo no desenvolvimento de opções inovadoras, que envolvem desde coberturas completas até produtos com perfil customizado às necessidades de cada cliente.

Publicidade

Entre as últimas novidades introduzidas pela seguradora, está o Tokio Marine Auto Econômico, lançado em 2022. Trata-se de um produto completo, amparado pelas novas diretrizes da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e com preço cerca de 30% abaixo do seguro tradicional. Na sequência, a companhia apresentou ao mercado o Auto Você Escolhe, com coberturas essenciais e Assistência 24h, além de contratação simplificada e digital. Em 2024, a Tokio Marine anunciou novidades para o Seguro Moto, com a inclusão de cobertura de incêndio e roubo/furto.

Bechara destaca que, num país de dimensões continentais como o Brasil, a ampliação do portfólio envolve também contemplar especificidades regionais. “Nossa intenção para os próximos anos é continuar aumentando nossa participação em regiões onde certamente há grandes oportunidades para seguros mais flexíveis”, explica o diretor. Tudo isso é parte do esforço da companhia para aumentar o acesso ainda restrito a seguros de automóveis no Brasil – que, no momento, inclui apenas 30% do total de veículos do País.

Propósito

Publicidade

Um dos diferenciais da Tokio Marine é a combinação entre qualidade e facilidade de uso dos serviços, como a vistoria remota e o autoatendimento para registro de sinistro, que pode ser realizado via aplicativo ou site a partir da inserção de um volume reduzido de informações. “Acompanhamos de perto os indicadores de satisfação, sempre procurando identificar os pontos em que novos aprimoramentos são possíveis”, observa o executivo. Um exemplo recente de melhoria motivada pela opinião dos clientes foi a companhia ter assumido a gestão da equipe terceirizada que realiza a Assistência 24 horas.

Para prover as melhores soluções a clientes, corretores e assessorias, a Tokio Marine conta com a sinergia das mais variadas equipes, incluindo tecnologia. Anualmente, a companhia investe R$ 140 milhões nessa área, com foco principalmente em aprimorar a percepção de qualidade para os clientes e gerar mais negócios para os seus parceiros de negócios.

“Tudo é planejado em sinergia com o propósito que fez o Grupo Tokio Marine nascer há mais de 145 anos e continua mais importante do que nunca: proteger a vida e o patrimônio das pessoas”, enfatiza Bechara.

Publicidade

Fundado em 1879, o conglomerado japonês é um dos maiores do mundo no setor de seguros. Presente em 45 países, atua no Brasil desde 1959. Hoje, a operação brasileira soma 68 unidades de atendimento, em todo o território nacional, com mais de 2 mil colaboradores, além de ampla rede de corretores que escolhem trabalhar com a marca.