Trump: tarifas que serão aplicadas em 2 de abril já estão definidas

O presidente americano voltou a criticar a União Europeia; ‘Eles têm se aproveitado dos EUA e são péssimos em comércio’, afirmou

Foto do author Pedro Lima
Atualização:

As tarifas que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aplicará em 2 de abril já estão definidas, afirmou o próprio republicano durante evento na Casa Branca nesta tarde de terça-feira, 25.

PUBLICIDADE

“Estou ansioso para o dia 2 de abril, o dia da liberação americana, o dia das tarifas”, declarou. Segundo ele, “as novas tarifas vão gerar muito dinheiro e muitos empregos para os EUA”.

Trump afirmou que tem sido “muito justo” com as tarifas que impôs a outros países. “A União Europeia, por exemplo, tem sido absolutamente terrível conosco. Eles têm se aproveitado dos EUA e são péssimos em comércio”, afirmou, sugerindo que o bloco não faz acordos comerciais bilaterais justos para ambas as partes.

O presidente também abordou a questão da guerra Rússia-Ucrânia. Segundo Trump, os EUA estão “avaliando as condições impostas pelo Kremlin para os acordos” de cessar-fogo, e que outros países também estão envolvidos no monitoramento do processo de encerramento do conflito na Ucrânia, liderada por Volodmir Zelenski.

Publicidade

O presidente dos EUA, Donald Trump, em reunião com embaixadores dos EUA na sala do gabinete da Casa Branca, nesta terça-feira, 25 Foto: Mandel Ngan/AFP

“Estamos em profundas discussões com a Rússia e com a Ucrânia e essas conversas estão indo muito bem. Estamos progredindo muito bem no Oriente Médio também”, afirmou.

No contexto dos anúncios de investimentos empresariais nos EUA, o republicano confirmou que fará um novo “grande anúncio” amanhã e reiterou que o país está próximo dos US$ 4 trilhões em compromissos de investimento de empresas desde o início de sua presidência, em janeiro.