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Uber e Estadão Verifica unem forças no combate à desinformação

Parceria visa fortalecer o jornalismo profissional e ampliar a conscientização sobre fake news no setor de mobilidade urbana

Por Uber e Estadão Blue Studio
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2 min de leitura

A desinformação se tornou um dos grandes desafios da sociedade contemporânea, com o rápido compartilhamento de fake news nas redes sociais e nos aplicativos de mensagem. Nesse contexto, a Uber e o Estadão Verifica, unidade de checagem de fatos do jornal O Estado de S. Paulo, firmaram uma parceria estratégica para contribuir para um debate público mais qualificado e, dessa forma, reforçar o papel do jornalismo profissional na promoção de informação precisa e confiável. A iniciativa visa desmentir notícias falsas relacionadas à mobilidade urbana, setor frequentemente impactado pela propagação de inverdades, e conscientizar o público sobre os impactos negativos dessas mensagens.

Desde 2019, a Uber investe em iniciativas para mitigar os efeitos das notícias falsas Foto: Divulgação/Uber

Para Saulo Passos, diretor de Comunicação da Uber para a América Latina, a disseminação de conteúdos falsos é um fenômeno contemporâneo que afeta tanto pessoas físicas quanto empresas. “Por sermos pioneiros no segmento, a Uber se tornou sinônimo da categoria, o que nos torna alvo preferencial de fake news e desinformação. Isso gera impactos que podem colocar vidas em risco e comprometer a reputação de motoristas parceiros”, afirma.

Esforços contra fake news

Desde 2019, a Uber investe em iniciativas para mitigar os efeitos das notícias falsas. Parcerias com organizações como Redes Cordiais e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) ajudaram a educar tanto o público quanto jornalistas sobre a importância da checagem de fatos. Entre as ações, destaca-se um curso de capacitação para jornalistas promovido em 2023, voltado a aprimorar a verificação de informações em um ambiente de alta pressão e engajamento.

Um dos exemplos mais emblemáticos do impacto das fake news para a empresa foi o chamado “golpe do gás”, em que usuárias relatavam a sensação de serem intoxicadas durante viagens, mas que não houve nenhum caso comprovado desse tipo – embora o medo fosse legítimo por conta dos altos índices de violência contra a mulher no Brasil. “Trabalhamos em conjunto com as autoridades para esclarecer os fatos e conscientizar a população”, conta Passos.

Juntos pela informação de qualidade

Daniel Bramatti, editor da iniciativa de checagem do jornal, enfatiza a importância da colaboração entre setor privado e veículos de imprensa. “A desinformação é como poluição. Quando uma empresa investe na checagem de fatos, colabora para um ambiente informativo mais limpo e saudável”, destaca.

Bramatti ressalta que o setor de mobilidade urbana depende de dados confiáveis para trazer mais segurança e eficiência aos serviços. “Para ir de um ponto a outro, um usuário de meios de transporte precisa tomar uma decisão com base em informações precisas sobre custos, tempo, segurança, etc. A checagem de fatos é crucial ao limitar a circulação dos conteúdos enganosos que atrapalham ou até inviabilizam essa tomada de decisão”, explica.

Para a Uber, a colaboração com o Estadão Verifica também representa um esforço para ampliar o alcance das suas iniciativas de combate à desinformação digital. “O jornalismo profissional é mais necessário do que nunca. Em um mundo em que as informações circulam rapidamente, ter fontes confiáveis que possam verificar e contextualizar os acontecimentos é fundamental para milhões de brasileiros que utilizam a Uber todos os dias”, diz. “Com a credibilidade e a abrangência do Estadão, queremos identificar e combater fake news de maneira mais eficaz e ajudar os usuários a tomarem decisões informadas”, conclui Passos.

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