Um produto que limpa até boca suja

Sinônimo de qualidade e eficiência na limpeza de mais de 100 superfícies sem esforço, Cif inova com campanha de marketing divertida

07/04/2025 | 09h53

Quem, na infância, nunca ouviu o pai ou a mãe dizer algo como “vou lavar a sua boca com sabão!” quando um palavrão escapava? Se o uso de linguagem inadequada ocorria uma ou outra vez até se perdoava, mas a repetição do hábito frequentemente resultava em um apelido nada simpático: “boca suja”. Como todo apelido, o “boca suja” podia grudar na pessoa que nem aquela gordura mais teimosa gruda no fundo da panela.

Sinônimo de qualidade e eficiência na limpeza de mais de 100 superfícies sem esforço, Cif inova com campanha de marketing divertida Foto: Divulgação/CIF

Numa tentativa de contornar o constrangimento que um palavrão pode causar, o entretenimento televisivo criou o clássico recurso do “BIIIIP!”, mas nem sempre é possível recorrer a ele. Em transmissões ao vivo, seja na televisão ou na internet, um palavrão pode escapar. O uso contínuo de uma linguagem vista como inadequada afasta patrocinadores, que não querem se associar a programas “boca suja”.

Diante desse dilema, eis que a marca de limpeza Cif teve a ideia de lidar com os palavrões na mídia de forma leve e divertida, mas pertinente para que os comunicadores evitem problemas como cortes, desmonetização e até a necessidade de retirar do ar alguns conteúdos. Assim, o tradicional “BIIIIP!” agora é “CIIIIF!” em podcasts, programas de entretenimento e conteúdo de redes sociais. Com isso, Cif Limpeza Milagrosa, que limpa mais de 100 superfícies sem esforço, passou a limpar mais uma: boca suja. E não é só boca de fogão, é das pessoas!

Os podcasts que participam da ação estão perfeitamente sintonizados com o espírito descontraído da proposta e contemplam uma diversidade de públicos-alvo: Achismos (“um canal para quem não tem certeza de nada e achismos de tudo”), Missão Pod Delas (talk show liderado por mulheres, focado em conversas diversas e interessantes), Me Conte Uma Fofoca (com a dupla LGBTQIAP+) “mais fofoqueira do Brasil” comentando sobre famosos), CheveTalks (bate-papos dentro de um Chevette 1978), Broxada Sinistra (que traz muito humor escrachado e irreverência) e Inteligência LTDA (entrevistas e debates “livres de preconceitos”).

“Trazer os podcasts populares, incluindo o maior ‘boca suja’ do entretenimento brasileiro, teve como objetivo criar uma conexão genuína com o público, levando a mensagem de forma autêntica e divertida. Os recortes desses vídeos se transformaram em novos conteúdos, ampliando ainda mais o alcance da ação. Nosso foco foi mostrar como Cif Limpeza Milagrosa limpa até as situações mais inesperadas, de maneira leve, criativa e sem tabus, destacando sua versatilidade em limpar mais de 100 superfícies sem esforço”, disse Mariana Gonçalo, diretora de Marketing da Unilever, empresa à qual pertence a marca Cif. A executiva ressalta que se trata de mais um passo de aproximação de Cif com o universo do entretenimento, sempre em busca de conexões criativas e autênticas com o público.

Os resultados dessa ação já foram vistos nas redes sociais, onde usuários replicaram os áudios dos cortes dos podcasts em seus vídeos, criando outros momentos divertidos com o “CIIIIF!” na boca.

Quem também participou da ação foi o Craque Neto! O ex-jogador, hoje comunicador, é reconhecido por sempre se expressar livremente e sem filtros. Numa das ações de mídia que integram a campanha, ele comentou temas quentes, como o desempenho da Seleção Brasileira contra a Argentina e a final do Campeonato Paulista de 2025, entre Corinthians e Palmeiras. A fala do Craque Neto passou por uma bela “limpeza” de palavrões, graças a Cif Limpeza Milagrosa.

Assim, ele continuou expressando suas opiniões com toda liberdade e a marca se mostrou culturalmente relevante ao aproveitar dois eventos clássicos do futebol, conectando momentos de grande paixão do público com a irreverência e espontaneidade do apresentador.

Além das bocas sujas, Cif Limpeza Milagrosa limpa as sujeiras difíceis de mais de 100 superfícies sem esforço e faz parte da linha de produtos que tem Cif Derrete Gordura, Cif Limpa Vidros, Cif Banheiro, Cif Cozinha e muito mais. Para conhecer o portfólio e ações de Cif, acesse: www.ciflimpadores.com.br.

Tudo Sobre