A Minerva Foods se destaca pela solidez e eficiência operacional liderando a exportação de carne bovina in natura e seus derivados na América do Sul, com operações em 7 países, acessando 100% do mercado global por meio de 17 escritórios comerciais. Inovação e sustentabilidade são os pilares que sustentam os passos firmes e constantes em direção ao crescimento da companhia, rumo à condição de uma das maiores multinacionais de proteína animal do planeta.
Empenhada em criar conexões entre pessoas, alimentos e natureza, a Minerva Foods possui um ecossistema que garante eficiência do campo à mesa do consumidor. Além de atender às mais rigorosas exigências regionais nos mercados em que está presente, a empresa desenvolve uma série de iniciativas que asseguram o bem-estar dos animais.
A recente aquisição de ativos da Marfrig na América do Sul, envolvendo investimentos de aproximadamente R$ 7,5 bilhões e contemplando um total de 16 plantas frigoríficas e um centro de distribuição, reforça ainda mais esse posicionamento e leva a empresa a outro patamar, o da nova Minerva. “Estamos entusiasmados para fortalecer o nosso time com a integração das novas unidades”, celebra o CEO da Minerva Foods, Fernando Queiroz.
Com a aprovação da transação no Brasil, na Argentina e no Chile, a operação da Minerva Foods vai agregar 11 plantas industriais de bovinos e um centro de distribuição às operações da companhia no Brasil, além de uma planta industrial de bovinos na Argentina e outra de ovinos no Chile, totalizando 13 novas plantas frigoríficas. Dessa maneira, a Minerva passa de 33 para 46 operações industriais, com alta de 35% no volume diário de abate em bovinos, de 34% no de ovinos e, como consequência, crescimento também do número de colaboradores. Essa expansão permitirá que mais de 2,7 milhões de toneladas de alimentos produzidas anualmente cheguem às mesas dos consumidores. O aumento na capacidade de abate reflete a expansão e crescente demanda por proteínas e o compromisso da Minerva Foods com a sustentabilidade e a eficiência. Com essa evolução, a empresa se destaca como um importante player na cadeia produtiva, fortalecendo a segurança alimentar global. Uma posição que deve avançar ainda mais nos próximos meses, quando é esperada a aprovação da transação também no Uruguai, aumentando assim o parque operacional da nova Minerva Foods com a incorporação de mais 3 plantas localizadas naquele país.
Presença global
As aquisições reforçam o posicionamento global da Minerva Foods para atender à crescente demanda mundial por carne bovina, ao ampliar a exposição da empresa a clientes internacionais. Isso envolve tanto mercados de alta renda, como Estados Unidos, Canadá e Europa, quanto mercados emergentes de rápido crescimento, a exemplo de Sudeste Asiático e Oriente Médio.
A Minerva Foods passa a desfrutar de uma série de vantagens operacionais, como a captura de sinergias na frente logística, que dará oportunidade de expansão e aprimoramento da distribuição, além da ampliação do acesso a clientes internacionais, reforçando a liderança da empresa na exportação de carne bovina a partir da América do Sul.
Tudo isso impulsiona a conquista de novos clientes internacionais, maximizando as oportunidades comerciais e sinergias operacionais e reduzindo riscos. Assim a empresa amplia sua capacidade de competir no mercado internacional de proteína animal com um controle mais eficiente sobre a qualidade dos produtos.
A nova fase da empresa envolve estratégias de alcance global e foco ainda maior em descarbonização, rastreabilidade de origem animal e combate às mudanças climáticas, em alinhamento à meta de atingir emissões líquidas zero até 2035. Grande parte dos investimentos em práticas sustentáveis envolve parcerias com instituições de pesquisa de referência na América do Sul.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.
Notícias em alta | Economia
Veja mais em economia