Venda de veículo sobe 14,3% em agosto, diz Fenabrave

O desempenho, que supera as previsões das montadoras, é atribuído à melhora no crédito, com queda dos juros e mercado de trabalho aquecido, e à renovação de frota pelas locadoras

PUBLICIDADE

Publicidade
Foto do author Eduardo Laguna
Atualização:

Com 237,4 mil unidades emplacadas, as vendas de veículos novos tiveram crescimento de 14,3% no mês passado, ante agosto de 2023. O resultado, que engloba carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, foi divulgado nesta terça-feira, 3, pela Fenabrave, a associação que representa as concessionárias.

PUBLICIDADE

O desempenho, que supera as previsões das montadoras, é atribuído à melhora nas condições de crédito, na esteira da queda dos juros, com o mercado de trabalho aquecido e aumento da renda, além da demanda firme das locadoras de automóveis, que estão renovando suas frotas.

O resultado leva para 13,4% o crescimento das vendas de veículos no acumulado desde o início do ano. De janeiro a agosto, foram licenciados 1,62 milhão de veículos no Brasil.

Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, são 237,4 mil unidades emplacadas Foto: Nilton Fukuda/Estadão

Na comparação com julho, melhor resultado mensal do ano, as vendas caíram 1,6%, mas esta variação negativa é explicada pelo calendário com um dia útil a menos de vendas em agosto.

Venda de motos

As vendas de motos tiveram crescimento de 14,8% em agosto, ante o mesmo período de 2023, chegando a 163,9 mil unidades.

Na comparação com julho, houve alta de 4,5% nas vendas do veículo de duas rodas. Com isso, as vendas de motocicletas acumularam crescimento de 19,9% nos oito primeiros meses do ano, totalizando 1,25 milhão de unidades. Esse número supera as vendas de carros de passeio, que somaram 1,2 milhão de unidades no período.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.