Um site com foco em discussão sobre questões tributárias ofereceu uma garrafa de vinho grátis, no Reino Unido, como forma de testar se algum internauta faria a leitura de sua política de privacidade. A cláusula só foi descoberta depois de três meses.
A ideia partiu do advogado tributário e chefe da organização sem fins lucrativos Dan Neidle, que compartilhou a história em uma postagem no X, antigo Twitter, contando que a primeira pessoa que encontrasse a cláusula na política ganharia a garrafa.
O britânico, que costuma escrever sobre direito tributário na internet e atuou no caso de escândalo fiscal do ex-chanceler Nadhim Zahawi, contou para a BBC que a ação foi um “protesto infantil”. “Todas as empresas têm que ter uma política de privacidade. É um dinheiro que está sendo desperdiçado”, explica Dan.
Essa é uma diretriz fundamental prevista no Regulamento Geral de Proteção de Dados de 2018 (GDPR, na sigla em inglês) do Reino Unido. A exigência é do Escritório do Comissário de Informações (ICO, na sigla em inglês), órgão responsável por garantir a privacidade das informações sobre os cidadãos do Reino Unido.
Para Dan, o ganhador do vinho teria trapaceado porque encontrou a cláusula no site em uma busca de exemplos para montar a sua própria de privacidade. Após encontrar a mensagem, o internauta pensou que não tinha sido o primeiro. Ele enviou um e-mail à organização dizendo que tinha perdido o brinde, mas descobriu que tinha ganhado uma garrafa de Château de Sales 2013/14, de Pomerol, como recompensa.
Leia também
Essa não foi a primeira vez que o advogado fez um teste para descobrir a política no site. No início de sua organização, Dan fez uma brincadeira parecida que foi descoberta somente depois de quatro meses.
A inspiração do britânico vem de uma história do grupo hard rock americano Van Halen, que pediu um pote de M&Ms sem marrons. O pedido dos músicos era uma forma de entender se seus produtores prestavam atenção em suas instruções técnicas complexas.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.