Xi Jinping admite desafios na economia da China para 2025 em mensagem de fim de ano

Xi Jinping expressou otimismo de que os desafios podem ser superados com a ajuda de políticas proativas e a contínua promoção de reformas estruturais

PUBLICIDADE

Publicidade

PEQUIM - O presidente da China, Xi Jinping, reconheceu nesta terça-feira, 31, os “desafios” no horizonte da segunda maior economia do planeta, mas expressou otimismo de que eles podem ser superados com a ajuda de políticas proativas e a contínua promoção de reformas estruturais.

“A operação econômica atual enfrenta algumas situações novas, desafios de incerteza no ambiente externo e pressão da transformação de antigos motores de crescimento em novos, mas tudo isso pode ser superado com muito trabalho”, afirmou, em discurso televisionado para marcar o ano novo.

Xi Jinping fez discurso de ano novo nesta terça-feira, 31 Foto: Ju Peng/AP

Sobre a geopolítica, Xi Jinping ressaltou que Pequim trabalha em cooperação com todos os países para assegurar um cenário internacional estável. O líder chinês também chamou de “inevitável” a reunificação da China com Taiwan.

“Os compatriotas de ambos os lados do Estreito de Taiwan são uma família. Ninguém pode cortar nossos laços de sangue, e ninguém pode parar a tendência histórica da reunificação da pátria”, destacou.

Publicidade

Mais cedo, em um evento, Xi Jinping reiterou a previsão de que o Produto Interno Bruto (PIB) chinês terá crescimento de cerca de 5% em 2024.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.