Quem terminou o ensino médio em 2024 e ainda não garantiu a sonhada vaga em um curso superior tem uma última oportunidade, agora que já se encerraram os períodos de inscrição nos programas do governo – tanto no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) quanto no Programa Universidade para Todos (ProUni). Trata-se de consultar diretamente as universidades e as faculdades privadas para a utilização da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção. Dependendo da nota conquistada e das regras adotadas em cada instituição, é possível obter descontos nas mensalidades e até mesmo bolsas de estudo integrais.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/HXUYCIXHEJGTVC2K6YGXPNS7BM.jpg?quality=80&auth=c523c71e3763cc5a2b620f2d2017ca869b7011ceb81c9ec4d46e4968c6ad1c40&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/HXUYCIXHEJGTVC2K6YGXPNS7BM.jpg?quality=80&auth=c523c71e3763cc5a2b620f2d2017ca869b7011ceb81c9ec4d46e4968c6ad1c40&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/HXUYCIXHEJGTVC2K6YGXPNS7BM.jpg?quality=80&auth=c523c71e3763cc5a2b620f2d2017ca869b7011ceb81c9ec4d46e4968c6ad1c40&width=1200 1322w)
“Para os estabelecimentos de ensino particular, é importante captar alunos com elevado desempenho no Enem”, diz Elizabete Guedes, presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), entidade que reúne 250 instituições privadas de ensino superior, com um total acima de 4 milhões de alunos. “Esse perfil de estudante impulsiona um círculo virtuoso que contribui para a melhoria do nível das aulas, das turmas, dos professores. É por isso que as universidades particulares têm feito um esforço cada vez maior para disputar com o ensino público os estudantes que obtêm os melhores resultados do Enem.”
Além de contribuir de forma ampla para o ambiente acadêmico, o estudante bem avaliado na prova influencia os indicadores objetivos da instituição que o recebe no ensino superior. “Trazer alunos com uma boa nota no Enem traz reflexos positivos na nota do Enade”, comenta Bruno Coimbra, diretor jurídico da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), que reúne 2 mil unidades de diversos grupos educacionais, referindo-se ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, avaliação voltada ao ensino superior.
Oportunidades para todos
Os critérios para utilização da nota do Enem variam de instituição para instituição. No caso do Insper, por exemplo, a possibilidade só existe para estudantes que tenham alcançado um desempenho mínimo em cada uma das quatro áreas avaliadas pela prova, além de uma média geral de pelo menos 650 pontos e 600 na redação. Há, no entanto, a possibilidade de usar os melhores resultados obtidos pelo candidato nas três últimas edições do Enem. “É o que chamamos de superscore, metodologia que leva em conta a maior pontuação obtida em cada área ao longo desse período”, explica Tadeu da Ponte, coordenador executivo do Admission Office do Insper.
O melhor momento para procurar as instituições privadas e conhecer as condições de ingresso pela nota do Enem certamente é agora
Elizabeth Guedes, presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares
O “prazo de validade” mais amplo das notas obtidas no Enem é um diferencial oferecido pelas instituições privadas em comparação aos programas do governo federal, que envolvem as instituições públicas de ensino, nos quais o limite aceito são apenas as duas edições anteriores do Enem. Há até casos extremos, como o da Faculdade Eseg, que pertence ao Grupo Etapa: ali o estudante pode pleitear uma vaga apresentando notas de qualquer edição do Enem, desde o início da prova, em 1998.
Outro forte atrativo oferecido pela Eseg – assim como em grande parte das instituições privadas que aceitam a nota do Enem como critério de seleção – são os descontos progressivos. Quanto melhor o desempenho na prova, maior a redução no valor das mensalidades. “É possível obter bolsas de até 100%”, descreve Vitor Passoni, diretor da área de Comunicação e Comercial. Graças a essa soma de vantagens, a seleção pela nota do Enem cresceu 54% na Eseg nos últimos cinco anos – 45% dos atuais alunos de graduação garantiram a vaga por meio dessa modalidade de seleção.
As instituições privadas oferecem, ainda, a facilidade de ter todo o processo de matrícula e de apresentação dos documentos realizado de forma online, com as informações necessárias disponíveis nos respectivos sites. “O melhor momento para procurar as instituições privadas e conhecer as condições de ingresso pela nota do Enem certamente é agora, quando as aulas ainda não começaram e as universidades estão empenhadas em fazer a captação”, enfatiza Elizabeth Guedes, da Anup. Ela ressalta que essa mensagem vale não apenas para quem conquistou uma ótima nota no Enem, mas também para quem não teve um desempenho tão atrativo e está um tanto desalentado. “Há boas oportunidades que podem ser encontradas mesmo nesses casos.”