Aluno de creche da Prefeitura de São Paulo morre em campo de futebol

Criança foi levada para a Unidade Básica de Saúde, na zona sul, onde foram feitos os primeiros socorros com tentativa de reanimação, e transferida para a AMA Sacomã, mas não resistiu

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Um aluno da creche do Centro Educacional Unificado (CEU) Meninos, da Prefeitura de São Paulo, morreu na manhã de quarta-feira, 31, durante uma atividade no campo de futebol da unidade educacional, na zona sul da capital paulista. Na hora do acidente, cinco professoras acompanhavam as crianças no local. A administração municipal não informou as circunstâncias do ocorrido. O aluno de 1 ano foi atendido ainda no local por um brigadista capacitado em primeiros socorros.

De lá, foi levado para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Seckler, onde houve tentativa de reanimação do aluno. Transferida para a AMA Sacomã, a criança, no entanto, não resistiu e teve a morte constatada ainda na manhã de quarta.

CEU Meninos, na zona sul de São Paulo, onde aluno da creche da unidade morreu na quarta-feira, 31. Foto: Reprodução SME/Estadão

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal da Educação (SME), afirma que “abriu, em caráter prioritário, uma apuração para verificar as circunstâncias da tragédia”. Em nota, a Prefeitura também afirma que a diretora regional Marta Malheiros acompanhou a família no atendimento médico.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a criança foi atendida por uma equipe de urgência, que fez todos os procedimentos necessários para tentar reanimá-la de uma parada cardiorrespiratória, sem êxito.

Publicidade

Secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Educação, Bruno Lopes Correia esteve no local para acompanhar o caso e o Núcleo de Apoio e Acompanhamento das Aprendizagens (Naapa), composto por psicólogos e psicopedagogos, foi acionado para prestar acolhimento aos funcionários e crianças do CEU. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social também esteve no local para apoio às famílias.

Todas as atividades das unidades do CEU foram suspensas e retornarão na sexta-feira, 2, com exceção do Centro de Educação Infantil (CEI) Meninos, que retomará as atividades na próxima segunda-feira, 5. A secretaria, em nota, afirma que “está consternada e lamenta profundamente o ocorrido”. Um Boletim de Ocorrência foi registrado e a unidade escolar está à disposição dos familiares para esclarecimentos, segundo texto.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, a morte ocorreu após um possível acidente na quadra da rede de ensino, na Rua Barbinos, no Sacomã, zona sul da cidade.

O caso foi registrado como morte suspeita pelo 95º DP (Heliópolis). “A equipe da unidade compareceu ao local para o levantamento de câmeras e testemunhas que possam auxiliar no esclarecimento dos fatos”, disse, em nota.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.