PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O mundo gira aqui

Ativista pelos direitos das pessoas com deficiência ganha bolsa de pesquisa nos EUA

PUBLICIDADE

Foto do author Andrea Tissenbaum
Mila Guedes na Universidade de Maryland | Crédito: Divulgação  

Mila Guedes foi orientada pelo EducationUSA, que nos dias 25, 27 e 29 de agosto traz novas oportunidades para quem quer estudar nos Estados Unidos em sua feira educacional.

PUBLICIDADE

A brasileira Mila Guedes, de 56 anos, passou o primeiro semestre de 2024 na Universidade de Maryland, em Baltimore, nos Estados Unidos. Através do EducationUSA, órgão ligado ao Departamento de Estado Americano que orienta brasileiros que desejam estudar nos Estados Unidos, ela foi contemplada com uma bolsa de estudos para pesquisar sobre pessoas com deficiências em universidades.

Mila conta com um vasto currículo em prol dos direitos humanos e tem se destacado pelo envolvimento em diversas iniciativas e organizações em prol de pessoas com deficiência. A pesquisadora, que tem deficiência múltipla, se locomove em cadeira de rodas e tem baixa visão.

Mila escolheu fazer esta pesquisa nos EUA, pois já tinha ouvido falar do excelente trabalho que as universidades americanas realizam com os estudantes com deficiência. A área de Serviços para Estudantes com Deficiência (SDS) da Universidade de Maryland, garante que os alunos tenham acesso e participação iguais nas aulas, nos programas, atividades e moradia da Universidade.

"Um recurso simples, mas que para mim é muito importante, é o tempo estendido para você fazer provas, que pode ser de 25% a 100%. No meu caso, por exemplo, que tenho baixa visão e uso várias tecnologias assistivas, como leitor de tela e lupa para aumentar o corpo da letra, é mais demorado fazer uma prova. Foi muito importante eu ter ido para os Estados Unidos, ter vivenciado isso tudo na prática, ter acompanhado os estudantes com deficiência e ter visto o tanto que isso é fundamental para que esses alunos possam desempenhar as suas atividades acadêmicas em igualdade de oportunidades", conta Mila.

Publicidade

Anelise Hoffmann, coordenadora nacional do EducationUSA no Brasil e orientadora da Mila em seu processo de candidatura no programa na Universidade de Maryland fala sobre a relevância da experiência vivida nos EUA por uma aluna brasileira com o perfil de Mila na busca de boas práticas para o Brasil.

"Recebemos milhares de alunos que sonham em receber um diploma internacional. Em sua maioria, eles desejam voltar para o Brasil e contribuir de alguma forma. A Mila nos chama atenção, pois além de ativista e pesquisadora, ela vivencia diariamente a causa pela qual luta e existem muitas universidades de portas abertas para receber alunos com propósitos como os dela," afirma Anelise Hofmann.

Para comemorar o bicentenário das relações diplomáticas entre os Estados Unidos e o Brasil, o EducationUSA trará oportunidades para outros jovens começarem a trilhar o caminho rumo a uma instituição de ensino norte-americana. Nos dias 25, 27 e 29 de agosto, mais de 40 universidades participam da Feira EducationUSA 2024 em três estados brasileiros. Esta é a maior feira gratuita para ensino superior nos Estados Unidos. Há opções de faculdades de graduação, mestrado, doutorado, cursos de curta-duração e cursos de inglês.

A feira é gratuita e as inscrições podem ser feitas AQUI.

Serviço Feira EducationUSA 2024

Publicidade

Quando: De 25 a 29 de agosto

Onde: Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília

Inscrições gratuitas: http://bit.ly/FEIRAEDUSABR

Rio de Janeiro - 25 de agosto Das 15:00 até 18:00 horas Hilton Rio de Janeiro Copacabana Av. Atlântica, 1020 - Copacabana Rio de Janeiro

São Paulo - 27 de agosto Das 17:00 até 20:00 horas Hotel Intercontinental, Alameda Santos Jardim Paulista, 1123 São Paulo, SP

Publicidade

Brasília - 29 de agosto Das 17:00 até 20:00 horas Centro de Convenções e Eventos - Brasil 21 SHS Quadra 06 Conjunto A Brasília, DF

Por que procurar o EducationUSA? 

O EducationUSA é o órgão oficial do Departamento de Estado para informações sobre estudos nos EUA e possui uma rede global de mais de 400 centros de orientação. No Brasil, o EducationUSA tem 42 escritórios situados em universidades brasileiras, centros binacionais Brasil- Estados Unidos e Espaços Americanos (American Spaces) que oferecem informações sobre admissão e bolsas de estudos e orientam alunos na busca de opções para graduação, mestrado e doutorado nos Estados Unidos.

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais

Entre em contato: contato@atissen.com.br

Publicidade

Siga o Blog da Tissen no LinkedinInstagram, e Facebook.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.