PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos colégios

Opinião|A importância do descanso

PUBLICIDADE

Foto do author Cambridge English
 

"É importante nos recuperarmos em nosso tempo livre, relaxar e fazer as coisas que gostamos. E o maior obstáculo que encontramos para isso é a ruminação. [...] Ruminar sobre o trabalho, repetir as mesmas indagações e preocupações incessantemente, rompe a nossa habilidade de recuperar e recarregar no tempo livre.

PUBLICIDADE

Essa fala é do psicólogo e escritor Guy Winch, em seu Ted Talk intitulado "How to turn off work thoughts during your free time". E complementa: "Na realidade, muitas vezes nós nem experimentamos tanto stress no trabalho em si, quando estamos muito ocupados. Isso acontece fora do escritório, no trânsito, em casa ou tentando relaxar. Ruminar e repetir incessantemente as mesas indagações e preocupações rompem significativamente a nossa capacidade de descansar".

Desligar a cabeça e tentar deixar o trabalho pra depois pode ser um caminho, mas não é o único. Fazer um detox das redes sociais, seja ficando um período completamente offline, ou reduzindo significativamente o uso diário, também pode ajudar nesse merecido descanso. 

SE APRIMORAR É IMPORTANTE. DESCANSAR TAMBÉM.

Você também sente uma pressão em aproveitar as férias para "se aprimorar"? Ou até uma certa culpa por não estar a fim de fazer nada? Pois é, parece que o descanso e o ócio estão perdendo lugar na nossa cultura, e as únicas coisas que têm valor são aquelas que ensinam, impulsionam, agregam... Claro, é realmente muito importante se desenvolver profissional e pessoalmente, mas você não precisa fazer isso o tempo todo.

Publicidade

Olhando para alguns dados, mais de 80% dos trabalhadores brasileiros afirmam que se sentem esgotados, além disso, 7 em cada 10 pessoas diagnosticadas com depressão e ansiedade no Brasil são mulheres. E, para fechar, 72% dos brasileiros sofrem com alterações no sono, de acordo com a Fiocruz

Podemos combinar que, além das demandas do dia a dia, as redes sociais também desempenham um papel prejudicial em nosso descanso, principalmente quando ficamos horas rolando a tela do celular e, ao final, continuamos nos sentindo cansados. Por isso, também tem ganhado espaço aquilo que é chamado de "descanso ativo", quando você aproveita para relaxar das atividades produtivas, como o trabalho, por exemplo, fazendo alguma coisa - lendo um livro, indo passear no parque ou até mesmo se encontrando com os amigos. 

Por isso, o mais importante é encontrar um equilíbrio entre aquilo que queremos fazer o que precisa ser feito, tentando não se culpar por "não dar conta de tudo" ou "não conseguir fazer algo". Aproveite o seu tempo de férias da melhor forma pra você.

Opinião por Cambridge English
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.