PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos colégios

Opinião|Desenvolvimento profissional para professores de inglês: uma jornada de aprendizado

PUBLICIDADE

Foto do author Cambridge English

A 23ª edição do Cambridge Day, evento de desenvolvimento profissional para professores de inglês oferecido pela Cambridge English, foi cheio de dicas valiosas e muito aprendizado. Mais de 2 mil professores participaram presencialmente 8 cidades do Brasil e também online, conectando educadores de diversas regiões. Se você quer rever tudo o que aconteceu ou conferir pela primeira vez, é só clicar aqui

PUBLICIDADE

O que foi falado nas palestras? 

Claire Ross e Rebecca Winthrop falaram sobre insights e projetos na Educação e compartilharam com a gente por que é essencial ensinar as crianças a planejar, criar, apresentar e avaliar seus projetos desde cedo. Ela apresentou os "4 M's" - motivação, modelagem, monitoramento e milhagem, e destacou a importância de os alunos assumirem a responsabilidade pelas suas escolhas, mesmo nas fases iniciais do aprendizado. 

Já com Éric Zuarino e Katie La Storia, aprendemos sobre habilidades de empregabilidade nas aulas de inglês, e como ensinar essas habilidades é muito mais do que apenas permitir que os alunos se saiam bem em uma entrevista de emprego: elas os ajudam a se destacar em tarefas do dia a dia e a ter sucesso na vida profissional. 

Jasmin Silver e Laurence Koster abordaram em sua palestra o bem-estar na educação, enfatizando como o cuidado com a saúde mental dos alunos pode impactar positivamente o desempenho acadêmico e a felicidade em geral. Ela apresentou estratégias práticas para integrar o bem-estar nas escolas, oferecendo atividades e métodos que podem ser facilmente implementados por educadores para melhorar a saúde mental e emocional dos alunos.

Publicidade

A importância dos exames 

Pablo Toledo nos trouxe o questionamento: onde termina o ensino e começa a aprendizagem? E quando a avaliação entra em cena? Numa palestra muito inspiradora, Pablo nos disse que "a avaliação é um processo de observar evidências de desempenho e interpretá-las, e, assim, a gente pode chegar a conclusões sobre o que os indivíduos sabem e podem fazer, para que, assim, nós professores tomemos decisões com base nessas conclusões". 

Abordando o tema "Mediação no ensino e avaliação de línguas", Alberto Costa trouxe um resumo da versão atualizada do Quadro Comum Europeu de Referência, que lista as competências relativas à mediação e a define como oportunidades em que "o usuário/aluno atua como um agente social que cria pontes e ajuda a construir ou transmitir significado, às vezes dentro da mesma língua, às vezes entre modalidades (ex., utilizando a língua de sinais) e às vezes de uma língua para outra." 

Uma conversa sobre café? 

Além dessas palestras incríveis por todo o Brasil, em São Paulo e na transmissão online tivemos uma roda de conversa sobre como criar a perfeita harmonia entre ensino, aprendizagem e avaliação. Com a máxima "nem café, nem leite, só latte" (em tradução literal), pegamos o gancho da sessão ministrada pelo Pablo Toledo para dar início a uma conversa muito produtiva sobre a importância da avaliação e de como não podemos dissociá-la da aprendizagem. Uma anda ao lado da outra, segundo Pablo Toledo, ao citar especialistas na área de avaliação. 

Publicidade

No papo, Silvana Richardson compartilhou uma série de ideias fáceis de implementar de forma que a aprendizagem se torne visível para o professor e também para o próprio aluno. Dentre estas práticas, destacamos o uso de "randomizers", um meio de ter certeza de que todos os alunos irão contribuir, não apenas os mais falantes. 

PUBLICIDADE

O professor Lucas Rigonato, da Escola Morumbi, também enriqueceu o debate ao abordar as mudanças implementadas nas práticas avaliativas na sua escola e reforçou a importância de dar uma passo de cada vez, pois os professores também precisam dominar as diversas competências para fazer uso de diversas práticas avaliativas ao longo do ano letivo. E, para fechar, uma palestra da Raquel Ribeiro sobre o uso de Inteligência Artificial nas aulas de inglês.

Principais resultados desta edição 

Nesta edição, tivemos uma participação de mais de 2500 pessoas acompanhando o evento em todo o Brasil e, graças à transmissão online, também no mundo. Durante o evento, foram realizadas mais de 40 palestras que abordaram uma variedade de temas enriquecedores. Além disso, conseguimos arrecadar 3,5 toneladas de alimentos em doações, que serão destinadas para instituições de todo o país.

Agradecemos a todos os professores que participaram da edição deste ano. E já estamos ansiosos para reencontrar vocês no próximo Cambridge Day!

Publicidade


Esse texto foi enviado em primeira mão para os assinantes da Sublinhamos, a news de educação gratuita e quinzenal da Cambridge Brazil.

Se você chegou até aqui mas ainda não é inscrito, se cadastre para receber as próximas edições diretamente no seu e-mail.

Opinião por Cambridge English
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.