Mas você sabe qual é a importância para a formação do estudante?
Por que um espaço assim?
Antes de mais nada, é importante entender o conceito desse espaço. Utilizamos a Cultura Maker como ponto de partida para a construção de uma Cultura de Inovação, em que o estudante é o explorador e construtor do seu próprio mundo.
Um lugar para imaginar e materializar, a partir de diferentes tecnologias e processos criativos é transformador e é coerente com o que pensamos sobre nossa escola: uma escola para todos e uma escola para cada um.
A aprendizagem autoral, legítima, significativa desperta o prazer de viver o processo e de fazer parte do próprio processo de aprendizado e amadurecimento.
Como funciona aqui no Elvira?
Aqui no Elvira essas aulas estão integradas com o currículo de todas as disciplinas a partir do 1° ano do Fund. I.
Em parceria com o @naveavela.educ nosso espaço maker oferece vivências que vão além de criar novas ideias, trata-se de tirá-las do papel e colocar a "mão na massa".
Dispomos de muitas ferramentas, sempre manuseadas com segurança, que são utilizadas em aulas expositivas, aulas participativas, em que aprimoramos e celebramos cada conquista!
Também dispomos de uma impressora 3D que diminui ainda mais os limites entre a imaginação e a materialização.
Reinvenção do contexto escolar
Os Espaços Makers têm o potencial de reinventar o contexto escolar na medida em que os projetos desenvolvidos são interdisciplinares, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Ao perceber a relação de uma disciplina com outra, o estudante não só compreende o porquê de cada conteúdo ensinado em sala de aula, mas também desenvolve competências e habilidades, como:
- Pensamento crítico
- Criatividade
- Empatia
- Colaboração
- Autonomia
Qual a importância para a formação?
No espaço maker, o aluno explora o que existe para além da sala de aula, realiza experiências e experimenta processos e produtos que até pouco tempo não estavam acessíveis a ele.
O objetivo é que o aluno perceba o propósito e aplicação dos conceitos além do conhecimento em si, e isso, além de enriquecedor, ajuda no processo de maturação e fixação do que foi aprendido.
No laboratório, o aluno passa a ser protagonista das soluções dos desafios propostos. Naquele espaço, ele sabe que embora haja regras, ele pode criar.
O maker é um espaço para o aluno se sentir ativo e, através da curiosidade, investigação e experimentação, potencializar seu desempenho escolar.
Esse espaço desperta nos alunos a vontade de criar suas próprias obras e invenções, com autonomia em relação ao seu processo de aprendizado.
Além de todos os benefícios mencionados, a possibilidade de concretizar uma ideia mostra para a criança a potência e a capacidade que ela tem, o que favorece a parte emocional e a autoestima.
Conheça o Elvira!
Somos uma escola em movimento, aprendente, conectada e atual. Promovemos situações de aprendizagem que permitem ao indivíduo sentir e viver tudo o que aprendem, em um ambiente colaborativo de respeito às diversidades e às individualidades.
Se você ainda não é membro da nossa comunidade, agende uma visita e conheça nossa escola.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.