A reavaliação do projeto pedagógico deste ano, no retorno da equipe pedagógica, mostrou a necessidades de ajustes e a certeza da impermanência alucinante que vivemos: se as novas variantes da pandemia nos impuseram a necessidade de termos novos instrumentos em nossas "reservas didático pedagógicas", as sequelas psicológicas e comportamentais que temos detectado nos alunos nos obrigam cuidados e estratégias novas.
Quer o prolongado afastamento físico da escola (pouco abrandado pela brevidade do retorno), quer as ameaças e incertezas que se renovam, fizeram com que os nossos alunos trouxessem "novidades" no trato pedagógico que exigem observação e abordagens cuidadosas.
Assim, a análise do perfil de cada novo aluno, as eventuais dificuldades que trazem, os traços mais marcantes de sua personalidade, começam a ser considerados enquanto variáveis vitais para a composição das turmas e adequação de estratégias pedagógicas: num reinício de ano letivo, como em quase tudo na vida, um mau começo tem reversão difícil.
Em paralelo, como uma tradição extremamente importante, a FAAP propicia a Semana de Formação Docente que aborda temas de efetiva importância e atualidade pedagógica quanto didática. Este projeto pioneiro, que vem sendo aperfeiçoado a cada etapa, tem o condão de, além representar uma efetiva atualização e reflexão sobre as grandes questões educacionais da atualidade, propiciar o fortalecimento da coesão da comunidade acadêmica fator vital para a sinergia do todo acadêmico e da própria cultura faapiana.
Assim, mais do que nunca, educar é eterno, constante e cuidadoso reconstruir!
Professor Henrique Vailati Neto é diretor do Colégio FAAP - SP. Formado em História e Pedagogia, com mestrado em Administração. É professor universitário nas disciplinas de Sociologia e Ciência Política. Tem quatro filhos e quatro netos.
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