![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/VDYUKTOVSNO5ZNTJMOEFXELBCI.png?quality=80&auth=d4a57a3e15fb5ecbfb50d0beca2004158ffc18449051ac4f8ae3d92fb9a7a5d7&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/VDYUKTOVSNO5ZNTJMOEFXELBCI.png?quality=80&auth=d4a57a3e15fb5ecbfb50d0beca2004158ffc18449051ac4f8ae3d92fb9a7a5d7&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/VDYUKTOVSNO5ZNTJMOEFXELBCI.png?quality=80&auth=d4a57a3e15fb5ecbfb50d0beca2004158ffc18449051ac4f8ae3d92fb9a7a5d7&width=1200 1322w)
Para que as crianças fiquem o dia inteiro na escola é necessário criar um ambiente atrativo e prazeroso que promova a interação entre elas e incentive o espírito investigativo. Uma criança curiosa estará sempre pronta para a experiência do conhecimento e, de forma natural, encontrará motivação diária para múltiplas formas de aprender, sem medo de ser feliz.
Deixar o(a) filho(a) o dia todo na escola é uma decisão da família que envolve diversos aspectos, como: compreender a importância de a criança passar um tempo maior em um espaço de trocas de conhecimento como a escola, entender a relevância do aprimoramento de habilidades individuais para desenvolvimento de novas competências, ter ciência de que a criança amadurece quando vivencia momentos lúdicos com outras crianças de uma faixa etária similar. Além disso, estar na escola durante as manhãs e tardes, cria uma rotina academicamente produtiva na vida da criança, permitindo às famílias direcionarem um tempo maior delas para projetos pessoais e atividades laborais diversas.
Para os estudantes é interessante que a escola ofereça diversas atividades que favoreçam sua autonomia e contribuam ao despertar (ou aprimorar) de habilidades essenciais ao seu desenvolvimento integral. Tudo o que for proposto às crianças no contraturno deve ocorrer de forma divertida e prazerosa. Para tanto, é necessário que a equipe pedagógica elabore um planejamento minucioso que leve em conta a etapa formativa em que a criança se encontra e os objetivos da escola na formação do estudante.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/OADLS5XGC5PJNCGPSYAOLCERDQ.png?quality=80&auth=43ab64ffeac52d00caaf913cfb633f380128406a7542c59673512b6b9659e6d9&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/OADLS5XGC5PJNCGPSYAOLCERDQ.png?quality=80&auth=43ab64ffeac52d00caaf913cfb633f380128406a7542c59673512b6b9659e6d9&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/OADLS5XGC5PJNCGPSYAOLCERDQ.png?quality=80&auth=43ab64ffeac52d00caaf913cfb633f380128406a7542c59673512b6b9659e6d9&width=1200 1322w)
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/7ALCHTBPZ5LGFMGMKMGWNAZAVM.png?quality=80&auth=715ba3e3fcffc659e43c69d890cd16577ffa115764eeb4f7a16706f33580ec33&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/7ALCHTBPZ5LGFMGMKMGWNAZAVM.png?quality=80&auth=715ba3e3fcffc659e43c69d890cd16577ffa115764eeb4f7a16706f33580ec33&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/7ALCHTBPZ5LGFMGMKMGWNAZAVM.png?quality=80&auth=715ba3e3fcffc659e43c69d890cd16577ffa115764eeb4f7a16706f33580ec33&width=1200 1322w)
"[...] educação é uma ação premeditada, organizada e longa sobre o desenvolvimento de determinado organismo.¨ (Vygotsky)
Toda criança precisa ser instigada a experiências significativas que produzirão marcas positivas em sua memória afetiva e, para as que ficam em período integral na escola, isso deve ser intensificado. Ao trabalhar com projetos, a escola permite ao estudante acompanhar todo o processo de desenvolvimento de ações que visam a resolução de um problema, o alcance de um objetivo previamente apresentado e, com isso, oportuniza o desenvolvimento socioemocional necessário a todo ser humano, seja na infância, na adolescência ou no universo adulto.
Uma formação baseada em projetos é essencial para alcançar tudo isso. Participar de cada etapa de um projeto desperta na criança um novo olhar para a aprendizagem de maneira não fragmentada, sem compartimentar o saber em "caixinhas de disciplinas", mas promovendo o encontro com o desconhecido, com aquilo que a criança pode "se arriscar, se aventurar" a aprender, superando os próprios desafios e respeitando os limites do outro.
O fundamental para que o pequeno estudante viva com satisfação esse tempo ampliado que fica na escola é que ele seja entendido como ele é. É uma criança e criança precisa brincar e aprender de acordo com sua faixa etária e seu desenvolvimento.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/5UOXQKXTF5JRPCVW5SS4FIPA3Y.png?quality=80&auth=00af4475a9f658456c7bb78583ff2c831cb121e8ec92b93073167f09150eee18&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/5UOXQKXTF5JRPCVW5SS4FIPA3Y.png?quality=80&auth=00af4475a9f658456c7bb78583ff2c831cb121e8ec92b93073167f09150eee18&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/5UOXQKXTF5JRPCVW5SS4FIPA3Y.png?quality=80&auth=00af4475a9f658456c7bb78583ff2c831cb121e8ec92b93073167f09150eee18&width=1200 1322w)
Vale destacar que o ato de brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional, criativo, cultural e físico de uma criança, além de ser importante incentivo à sua autonomia e sociabilidade. Há quem acredite que brincar é um exercício de "Passa-Tempo", uma forma de ocupar a criança enquanto o adulto realiza outras ações "mais importantes". Todavia, é brincando que as crianças constroem o mundo simbólico e edificam habilidades que serão úteis no mundo adulto, quando chegarem lá. Assim, saber lidar com o outro e consigo mesmo, entender as regras (questionando-as quando for necessário), lidar com desafios de maneira natural e equilibrada, planejar ações e participar dos processos são aspectos oportunizados à criança que brinca e que, com certeza, contribuirá à sociedade no futuro.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/GF4XOR2Q3JOM5MMGRXGBONCQCI.png?quality=80&auth=593aae31ae01c99494ac2738a800bd645cb3bf74ff0cc3fca21c797b2cf59976&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/GF4XOR2Q3JOM5MMGRXGBONCQCI.png?quality=80&auth=593aae31ae01c99494ac2738a800bd645cb3bf74ff0cc3fca21c797b2cf59976&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/GF4XOR2Q3JOM5MMGRXGBONCQCI.png?quality=80&auth=593aae31ae01c99494ac2738a800bd645cb3bf74ff0cc3fca21c797b2cf59976&width=1200 1322w)
"(...) o brincar não significa apenas recrear, é uma forma mais complexa que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo (...)." Vera Barros de Oliveira
No Colégio Jardim Anália Franco (o Anália) há o Programa de Ensino Integral para crianças do Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Conforme as demandas de cada faixa etária, rotineiramente elas são direcionadas a uma proposta de acompanhamento de apoio pedagógico, realizando as tarefas de casa e estudo individual, fato que permite às famílias maior tranquilidade na criação dos hábitos acadêmicos do aluno e as crianças que não tiverem tarefas ou estudo específico que necessitem de um acompanhamento são direcionadas à realização de atividades lúdicas e psicomotoras.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/K7RV4UQIQFND5OB7X55RWBAUVI.png?quality=80&auth=1e45168c3370280fcf54d6ff1b96ad0e7681b8fb055ab5673218d9834305312c&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/K7RV4UQIQFND5OB7X55RWBAUVI.png?quality=80&auth=1e45168c3370280fcf54d6ff1b96ad0e7681b8fb055ab5673218d9834305312c&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/K7RV4UQIQFND5OB7X55RWBAUVI.png?quality=80&auth=1e45168c3370280fcf54d6ff1b96ad0e7681b8fb055ab5673218d9834305312c&width=1200 1322w)
No período da manhã, as propostas pedagógicas desse programa são promovidas por meio projetos que instigam histórias contadas e dramatizadas. Além disso, a criança é inserida em uma formação psicomotora e vivências diversificadas em oficinas de atividades Maker, Artísticas, Culinária, Atividade Digital e Musicalização com instrumentos reciclados.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/OPLQ2RHF6ZOV7IT6XPTYY2XUYI.png?quality=80&auth=707d5f7a20de05b3a0ae5f072c4bb9828273fae4fd8cd10e4d6c2c086da90d8c&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/OPLQ2RHF6ZOV7IT6XPTYY2XUYI.png?quality=80&auth=707d5f7a20de05b3a0ae5f072c4bb9828273fae4fd8cd10e4d6c2c086da90d8c&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/OPLQ2RHF6ZOV7IT6XPTYY2XUYI.png?quality=80&auth=707d5f7a20de05b3a0ae5f072c4bb9828273fae4fd8cd10e4d6c2c086da90d8c&width=1200 1322w)
Uma escola com um currículo completo precisa estruturar formações diversificadas, com qualidade de planejamento e excelência em sua execução. Para tanto, além dos profissionais polivalentes que coordenam as atividades, outros profissionais especialistas contribuem para que o Programa de Ensino Integral do Anália alcance ainda mais eficácia no desenvolvimento das crianças. Nesse sentido, o "Integral do Anália" conta com encontros semanais de Natação, Língua Inglesa (English hand on) e Corpo em Movimento que potencializam a aprendizagem do ensino regular e aprimoram habilidades da criança para os desafios futuros.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/3MV2QIRK2VJIFLXFFCSQE2DC5I.png?quality=80&auth=53cf211d95bd14557569e50f6f56eef302adf86edee31a1639c9db310861d957&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/3MV2QIRK2VJIFLXFFCSQE2DC5I.png?quality=80&auth=53cf211d95bd14557569e50f6f56eef302adf86edee31a1639c9db310861d957&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/3MV2QIRK2VJIFLXFFCSQE2DC5I.png?quality=80&auth=53cf211d95bd14557569e50f6f56eef302adf86edee31a1639c9db310861d957&width=1200 1322w)
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/ZYFPX6L26VOSXLTN2VUO7SXX3U.png?quality=80&auth=025495ebc98ced2bcb353f8cc90c557735ec0ffdabcf1a360fe0b5757aef855d&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/ZYFPX6L26VOSXLTN2VUO7SXX3U.png?quality=80&auth=025495ebc98ced2bcb353f8cc90c557735ec0ffdabcf1a360fe0b5757aef855d&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/ZYFPX6L26VOSXLTN2VUO7SXX3U.png?quality=80&auth=025495ebc98ced2bcb353f8cc90c557735ec0ffdabcf1a360fe0b5757aef855d&width=1200 1322w)
Em um programa que busca fazer com que a criança se sinta em casa, é necessário ter uma estrutura física que instigue essa sensação e permita desenvolver diversas propostas educacionais. O Anália, por exemplo, possui salas temáticas e bem estruturadas que viabilizam uma aprendizagem de excelência. Além disso, todo o espaço da escola é usado para que a criança vivencie o que há de melhor: piscina aquecida, laboratório de ciências, espaços criativos (arte, maker), refeitório e muito mais! Vivenciar espaços e recursos diversificados são estratégias usadas pelos profissionais na execução do currículo do Integral e que possibilitam na criança a percepção de que a escola é a continuidade de sua casa com foco em aprender sempre mais!
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/WJKJW4Y2DBOY5BEQM7FNIQWE7M.png?quality=80&auth=d466b8f08bff1f560fb1146c7e514d01dca743b69400060ee4225196b4c6f405&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/WJKJW4Y2DBOY5BEQM7FNIQWE7M.png?quality=80&auth=d466b8f08bff1f560fb1146c7e514d01dca743b69400060ee4225196b4c6f405&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/WJKJW4Y2DBOY5BEQM7FNIQWE7M.png?quality=80&auth=d466b8f08bff1f560fb1146c7e514d01dca743b69400060ee4225196b4c6f405&width=1200 1322w)
Para exemplificar uma ação pedagógica que ocorreu no Programa de Ensino Integral do Colégio Jardim Anália Franco, destacamos um projeto que partiu da narrativa clássica de "João e Maria", com foco na valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento. Assim, após a contação da história, um mapa do tesouro foi construído recontando essa narrativa (utilizando os conhecimentos de geografia e matemática). Na Sala de Artes, os estudantes confeccionaram os "dedoches" da história com materiais reciclados desenvolvendo a criatividade, a imaginação e a verbalização de sentimentos.
Já no Espaço Maker, a casa de "João e Maria" foi produzida com materiais diversos e, no processo de interação entre as crianças, a cooperação para organização do espaço coletivo estimulou a autoestima e o companheirismo, fortalecendo os laços de amizade. No momento da culinária, os pequenos estudantes fizeram um delicioso bolo inspirado na narrativa, aplicando os conhecimentos de matemática, língua portuguesa e arte. Com intencionalidade pedagógica, as ações lúdicas ganham um sentido maior para uma aprendizagem significativa à vida dos estudantes.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/SKIRFRYSINOLHIM7JHRHGOJTKI.png?quality=80&auth=b96395a302e0542edb4b908407a82fbe6c739dfd633b6e66310aea448afd64c4&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/SKIRFRYSINOLHIM7JHRHGOJTKI.png?quality=80&auth=b96395a302e0542edb4b908407a82fbe6c739dfd633b6e66310aea448afd64c4&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/SKIRFRYSINOLHIM7JHRHGOJTKI.png?quality=80&auth=b96395a302e0542edb4b908407a82fbe6c739dfd633b6e66310aea448afd64c4&width=1200 1322w)
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/LJKW3QUTPZIQ3APJBTSCEMLOJM.png?quality=80&auth=aabdb2e3f7783cd37f66525df7fbc9b6994044017806dae3a0d246ab3e7bdbf1&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/LJKW3QUTPZIQ3APJBTSCEMLOJM.png?quality=80&auth=aabdb2e3f7783cd37f66525df7fbc9b6994044017806dae3a0d246ab3e7bdbf1&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/LJKW3QUTPZIQ3APJBTSCEMLOJM.png?quality=80&auth=aabdb2e3f7783cd37f66525df7fbc9b6994044017806dae3a0d246ab3e7bdbf1&width=1200 1322w)
Permitir com que as crianças passem longos períodos na escola é uma decisão importante da família. Mais do que uma necessidade na organização da rotina familiar, estar na escola em período integral deve ser uma experiência que oportunize à criança seu desenvolvimento pleno por intermédio de projetos bem estruturados. Assim, impulsionados por vivências lúdicas e trocas de experiências constantes em um currículo inovador, a ação de "estar na escola o dia todo" é um "ato de poder" quepossibilita aos estudantes a contínua formação para serem cidadãos íntegros, interativos e investigativos em relação aos desafios mundo atual, aprendendo a enfrentar os conflitos cotidianos dentro e fora da escola.
Lucas dos Santos Marques da Silva
Pedagogo e Pós-graduado em Psicopedagogia
Educador do Colégio Jardim Anália Franco
Kátia Frassei Duarte
Pedagoga e Pós-graduada em Psicopedagogia
Docente do Colégio Jardim Anália Franco