Professora de Literatura do Colégio Marista Arquidiocesano, de São Paulo (SP), aponta serem necessárias compreensão e análise crítica para conseguir bons resultados na prova
Ter o hábito da leitura é fundamental para conseguir bons resultados em vestibulares. No entanto, quando se trata da FUVEST, o mais tradicional do País, também é importante ter um bom domínio sobre obras consideradas históricas e relevantes nos diversos movimentos culturais brasileiros.
Estudar os livros exigidos pela FUVEST requer uma abordagem cuidadosa e abrangente. Não se trata apenas de memorizar informações, mas de desenvolver uma compreensão profunda e crítica das obras literárias, imprescindível para o sucesso na prova.
Patricia de Avila Vechiatto Cajai, docente de Língua Portuguesa e Literatura, do Colégio Marista Arquidiocesano, fornece cinco dicas úteis para compreender e memorizar os livros de maneira eficiente:
1. Leitura cuidadosa
Comece lendo os livros com atenção, absorvendo não apenas a trama, mas também os detalhes, temas, estilo e técnica utilizados pelo autor. Faça anotações enquanto lê para destacar passagens importantes, citações significativas e observações sobre personagens e enredos.
2. Contextualização histórica e cultural
Entenda o contexto histórico e cultural em que os livros foram escritos. Isso ajudará a compreender melhor as motivações dos personagens, os temas abordados e as mensagens subjacentes.
3. Análise crítica
Desenvolva habilidades de análise crítica ao examinar os livros. Questione (a si) sobre os motivos por trás das escolhas dos personagens, as mensagens transmitidas pelo autor e as conexões entre os elementos da história.
4. Prática de redação
Pratique a escrita de ensaios analíticos sobre os livros, abordando temas específicos, personagens ou aspectos da narrativa. Isso ajudará a aprimorar suas habilidades de escrita e a organizar suas ideias de forma clara e coerente.
5. Revisão e resumos
Faça a releitura das passagens mais significativas das obras, revisando suas anotações e seus resumos. Isso ajudará a reforçar o aprendizado.
Obras obrigatórias do vestibular Fuvest 2025:
Marília de Dirceu - Tomás Antônio Gonzaga
Quincas Borba - Machado de Assis
Os ratos - Dyonélio Machado
Alguma Poesia - Carlos Drummond de Andrade
A Ilustre Casa de Ramires - Eça de Queirós
Nós matamos o cão tinhoso! - Luís Bernardo Honwana
Água Funda - Ruth Guimarães
Romanceiro da Inconfidência - Cecília Meireles
Dois irmãos - Milton Hatoum
(Imagem: Banco de Imagens/Shutterstock)
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.