Na última semana, nossos estudantes do Ensino Médio assistiram ao filme 'Espero tua (re)volta', de Eliza Capai. Eles tiveram a oportunidade de participar de uma sessão especial do documentário, seguida de um debate com especialistas em direito educacional e com uma das protagonistas do filme.
A sessão, realizada no Instituto Moreira Salles, na Avenida Paulista, reuniu estudantes de várias escolas e universidades de São Paulo.
Narrado por três adolescentes, o longa mostra as ações do movimento estudantil e relata a história da participação de estudantes nos debates das políticas para educação, principalmente no período entre 2013 e 2015.
De acordo com o professor de História, Luís Massagardi, que acompanhou os estudantes na sessão, essa saída pedagógica se relaciona diretamente com o tema Identidades e Direitos, do Projeto do Ensino Médio deste ano, do Ofélia.
"Nossos estudantes tiveram a oportunidade de discutir com estudantes de outras escolas e universidades, além de especialistas em políticas públicas os caminhos da educação, a educação como direito e a atividade de estudantes enquanto cidadãos que defendem seus direitos", contextualiza Massagardi.
Após a sessão, os estudantes foram estimulados a produzirem curtos vídeos autorais, explorando alguns dos temas presentes no documentário, estabelecendo um relação com Projeto 2019. O protagonismo dos estudantes secundaristas na construção de uma sociedade democrática foi um dos temas de destaque da atividade, proporcionando uma educação fundamentada na cidadania.
Espero tua (re)volta
O documentário tem direção e roteiro de Eliza Capai, retrata as atividades do movimento estudantil, que ganhou força em 2015, ocupando escolas públicas por todo o país.
A trama é costurada - e narrada - por meio da história de três jovens engajados na causa dos direitos estudantis. O longa traz ainda imagens reais (de arquivo) de algumas das principais manifestações organizadas por estudantes, desde 2013, mostrando a repressão policial e abordando ainda questões como sexualidade, direitos e diversidade.
Confira o trailler do filme:
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.