O projeto interdisciplinar Índia, do 8º ano, surgiu a partir do Projeto Building Bridges, de Língua Inglesa, encabeçado pela professora Vera Moreno. Trata-se de um writing project, ou seja, se baseia na troca de cartas entre os alunos do Colégio Santa Maria e alunos de outras realidades socioculturais ao redor do mundo.
Em 2015, o projeto foi realizado com uma escola na Faixa de Gaza. Em 2016, com uma escola em Noépe, Togo, e em 2017, com a escola Iris em Moçambique. Esse ano surgiu a oportunidade de fazermos com a escola "El Shadai" em Goa, na Índia. Uma escola que começou acolhendo crianças e adolescentes em situação de pobreza extrema, os "intocáveis", da casta mais baixa. E se tornou um projeto interdisciplinar, contando com a professora de Artes, Adriana Pistori, e com as professoras de Matemática, Carla Afonso e Fabiana.
Pensando nisso, em Artes foi ampliado o contato com a cultura indiana através do estudo da diversidade de manifestações artísticas no país. Foi contextualizado o papel da representação através das formas figurativas das divindades e das orgânicas na pintura Mehndi e nas Mandalas. Para a criação das Mandalas, foi estudada em Matemática a divisão da circunferência como base para a aplicação das formas orgânicas e da pintura nas aulas de Arte. Já a pintura Menhdi surgiu a partir da fruição estética de pinturas realizadas pelas mulheres indianas e na adaptação criativa de cada aluno sobre o desenho de sua mão.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/7MOILMNHKNNWZFQC6MKWQZWT7E.jpg?quality=80&auth=9fadad231745dde7777dcd727942729bb9a3975cdb1c719f7b9b0ddca43299ec&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/7MOILMNHKNNWZFQC6MKWQZWT7E.jpg?quality=80&auth=9fadad231745dde7777dcd727942729bb9a3975cdb1c719f7b9b0ddca43299ec&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/7MOILMNHKNNWZFQC6MKWQZWT7E.jpg?quality=80&auth=9fadad231745dde7777dcd727942729bb9a3975cdb1c719f7b9b0ddca43299ec&width=1200 1322w)
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/BXYOZSY5JBME7LIDJD4TZYYLRI.jpg?quality=80&auth=2e9115ad1a1e9c91166b248679103d575891c076a1b31386fad8c479dd525ea7&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/BXYOZSY5JBME7LIDJD4TZYYLRI.jpg?quality=80&auth=2e9115ad1a1e9c91166b248679103d575891c076a1b31386fad8c479dd525ea7&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/BXYOZSY5JBME7LIDJD4TZYYLRI.jpg?quality=80&auth=2e9115ad1a1e9c91166b248679103d575891c076a1b31386fad8c479dd525ea7&width=1200 1322w)
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/DYDQ527DENJUBBMFGKLPY5AXW4.jpg?quality=80&auth=29df9a8bdee3fd19d4bec550ee307454bdf5fb42a94ab6486cd49119f5855186&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/DYDQ527DENJUBBMFGKLPY5AXW4.jpg?quality=80&auth=29df9a8bdee3fd19d4bec550ee307454bdf5fb42a94ab6486cd49119f5855186&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/DYDQ527DENJUBBMFGKLPY5AXW4.jpg?quality=80&auth=29df9a8bdee3fd19d4bec550ee307454bdf5fb42a94ab6486cd49119f5855186&width=1200 1322w)