Foto do(a) blog

O que você precisa saber para tirar o máximo do seu potencial

Opinião | Ano novo, vida nova, metas novas.

PUBLICIDADE

Por Paula Braga
 

Metas novas! Isso é algo definitivamente a se celebrar.

Por muitos anos, eu simplesmente fazia copy/paste de minhas resoluções de um ano para o próximo.

Acredito que a hors concour foi "meditar"...ficou uns 7 anos passeando em minhas metas até que eu decidi removê-la para acabar com a humilhação anual.

Mas ano passado algo incrível aconteceu. Eu cumpri tudo a que tinha me proposto.

- Tirei a certificação mais alta em coaching (MCC da ICF) - check

Publicidade

-  Fui para yoga pelo menos duas vezes por semana - check

-  Aprendi a usar chatgpt - check (não me julguem...cada um com suas metas)

-  Mais bons momentos - check check check

PUBLICIDADE

Após minutos de incredulidade de felicidade, pensei: "Vixi, e agora? O que quero para 2025?"

Não tinha nenhuma certificação/premiação/estudo grandioso que eu quisesse/precisasse. Em relação à saúde, a meta de "manter hábitos saudáveis" é bem pouco emocionante. Foi então que decidi buscar inspiração para criar minhas novas resoluções.

Publicidade

E ela veio a partir de um vídeo do Jesse Itzler. Ele propõe que - para ter uma vida maravilhosa/interessante - todo ano devemos:

  • Fazer uma coisa extremamente difícil

Algo que vai marcar seu ano. Que vai marcar você. Correr uma maratona.  Concluir um mestrado. Parar de fumar. Entrar no MBA. Mudar de emprego.

Muitas vezes eu esqueço até o que almocei no começo da semana.  Mas eu nunca vou esquecer que em 2025 eu casei/lancei meu podcast/fui para Índia. Escolha algo ambicioso e só vai.

  • Planejar seis mini-aventuras ao ano (uma a cada dois meses)

Publicidade

O que são essas mini-aventuras? Você que me diz.  Algo que você geralmente não faria. Andar de balão.  Conhecer as cataratas de Foz de Iguaçu. Ficar 10 dias em um retiro de silêncio. Fazer um curso de massagem. Você escolhe.  O ponto é: se eu tenho 43 anos e, portanto, devo viver pelo menos mais uns 50, vou ter vivido umas 300 aventuras. Contardo Calligaris disse: "Não quero ser feliz.  Quero é ter uma vida interessante." Euzinha, no caso, quero as duas coisas, mas independente de qual seja sua crença, criar 6 mini-aventuras por ano certamente vai ajudar.

  • Adicionar um novo hábito a cada três meses

Ler (e não ficar mexendo no celular) antes de dormir.  Abraçar apertado meus pais toda vez que os encontrar.  Cinco minutos de Duolingo (francês) por dia. Cinquenta agachamentos todo dia. Não importa quão pequeno seja o hábito. Ao inserir quatro micro-intervenções positivas no seu ano, você efetivamente está se melhorando.

E é só isso.  Nas palavras de Jesse: "se até o final de 2025, você conseguir formar 4 novos hábitos, tiver 6 mini-aventuras e uma experiência transformadora, e você repetir isso para o resto de sua vida, YOU WON LIFE".

Partiu?

Publicidade

 

Opinião por Paula Braga
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.