MEC anuncia novo piso salarial dos professores; veja qual é o valor

Reajute de 6,27% vale para docentes que trabalham 40 horas semanais em creches, pré-escola, ensino fundamental e médio em todo o País.

PUBLICIDADE

Atualização:

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), anunciou na noite desta quinta-feira, 30, um reajuste de 6,27% no piso salarial dos professores da educação básica em todo o Brasil. O piso, válido para jornadas de 40 horas semanais, passou de R$ 4.580 para R$ 4.867,77.

Piso nacional para professores do ensino básico foi instituído por lei de 2008 Foto: Werther Santana/Estadão

PUBLICIDADE

O reajuste é retroativo a 1º de janeiro, como prevê a Lei do Magistério, de 2008. A cada início de ano, o Ministério da Educação (MEC) define e anuncia qual é o reajuste e o valor do piso para aquele ano. A educação básica é aquela que engloba a creche, a pré-escola e os ensinos fundamental e médio.

Em resposta ao anúncio do ministro na rede X (antigo Twitter), a maioria das respostas publicadas por internautas eram reclamações de que muitos Estados e municípios não respeitam essa remuneração mínima.

“A gente quer é uma alteração na lei do piso para que os Estados e municípios que não paguem o piso sofram punição”, escreveu um internauta. “De que adianta aumentar a nível federal se Estados e municípios não cumprem o piso salarial?”, questionou outro.

Publicidade

Por outro lado, gestores dos governos locais, sobretudo prefeituras, reclamam que a Lei do Piso pressiona o orçamento das pequenas cidades.

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.