O Estadão e o TikTok apresentam POV da Lousa, uma série de seis vídeos curtos conduzidos por professores que são também criadores de conteúdo nas redes sociais. O objetivo é oferecer dicas rápidas (e valiosas) para quem vai enfrentar a segunda fase dos principais vestibulares do Brasil.
Os educadores Victor Polillo (@professorvictorpolillo), especialista em Matemática; Lucas Peixoto (@moleculando), de Química; e Carol Jesper (@portugueselegal), dedicada ao Português, serão os responsáveis por ajudar os candidatos que encaram a maratona de provas. No TikTok, eles já são conhecidos pela didática que combina informação técnica e linguagem acessível.
Qual é a melhor estratégia para entender o enunciado das questões? Devo começar pelas perguntas mais fáceis ou pelas complicadas? Como administrar a ansiedade na hora H? Essas são algumas das estratégias trabalhadas pelos professores.
Carol diz que, em geral, a segunda fase dos vestibulares costuma exigir mais dos alunos capacidade de pensamento crítico, interpretação e argumentação e que esse é um dos focos da série ‘POV da Lousa’. “Ajuda o aluno a ir além dos conteúdos e pensar, de jeito mais amplo, em competências que podem ser úteis para um bom resultado”, explica.
“A preparação para a segunda fase do vestibular não é o momento do aluno ficar se preocupando com a memorização de conteúdo, porque eles já se prepararam ao longo do ano para isso. O mais importante é a construção de confiança, o controle emocional, para que esse candidato possa ter segurança e conseguir demonstrar nas provas esse preparo para o qual se dedicaram ao longo do ano”, diz a professora.
“POV” significa “Point of View” (ponto de vista, em sua tradução literal para português), um formato de vídeo muito comum no TikTok.
Cada vídeo da série é legendado e inclui interpretação em Libras, visando a ampliar a acessibilidade do conteúdo. Para acompanhar POV da Lousa, basta acessar o perfil do Estadão no TikTok. Novas aulas serão disponibilizadas diariamente, de 25 a 30 de novembro, sempre às 20h.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.