PUBLICIDADE

Curso de Medicina da USP no interior vai ganhar nova faculdade; veja onde fica

Curso é oferecido em Bauru desde 2018, mas até agora estava subordinado à Faculdade de Odontologia. Agora, terá autonomia acadêmica, financeira e administrativa

PUBLICIDADE

Atualização:

O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou na tarde desta terça-feira, 19, a criação da Faculdade de Medicina em Bauru. O curso já existe desde 2018, mas até agora era administrada pela Faculdade de Odontologia (FOB), que funciona desde 1962.

Entrada do câmpus de Bauru da USP, agora composto por duas faculdades, de Odontologia e de Medicina. Foto: Marcos Santos/USP Imatens

PUBLICIDADE

Segundo a universidade, a partir de agora começa um processo de transição para que a Faculdade de Medicina passe a ter autonomia acadêmica, financeira e administrativa. Quando estiver completamente implementada, a unidade de Bauru terá dois departamentos, abrangendo quatro grandes áreas: Saúde Coletiva, Atenção à Saúde e Saúde Mental; Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente; Clínicas Cirúrgicas; e Clínica Médica, Urgências, Medicina Diagnóstica e Terapêutica.

“Essa era uma solicitação muito grande de nossos alunos de Medicina de Bauru. Tenho certeza que essa nova faculdade terá a mesma representatividade das outras unidades da USP, um papel de liderança na formação de recursos humanos de qualidade”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, na reunião do Conselho Universitário.

Reunião do Conselho Universitário da USP em que foi aprovada a criação da Faculdade de Medicina de Bauru Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Para aprovar a criação do curso eram necessários os votos de 80 dos 120 conselheiros. Participaram da reunião 108 conselheiros, dos quais 94 votaram a favor, oito contra e seis se abstiveram.

Agora, o câmpus de Bauru da USP tem duas faculdades: a FOB, que oferece os cursos de Odontologia e Fonoaudiologia, e a FMBRU, com o curso de Medicina.

Com duração de 12 semestres, o curso de Medicina de Bauru oferece 60 vagas em período integral e logo se tornou um dos mais concorridos da USP - hoje é o terceiro. Em novembro do ano passado, foi realizada a colação de grau dos 52 alunos da primeira turma.

A última unidade criada pela USP antes da Faculdade de Medicina de Bauru havia sido o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), em São Carlos, em 2010.

Publicidade

Vestibular de Medicina da USP terá mudança

A USP anunciou recentemente mudanças a partir de seu próximo vestibular, no final deste ano: os três cursos de Medicina oferecidos pela universidade - em Bauru, São Paulo (onde há 175 vagas por turma) e Ribeirão Preto (100 vagas por turma) - terão ingresso unificado na mesma carreira. Os candidatos poderão escolher as unidades por ordem de preferência.

Até agora, ao fazer a inscrição o candidato tinha de optar por uma das faculdades e não concorria nas demais. No vestibular passado, o curso em São Paulo teve a maior proporção de candidatos por vaga (117,7), enquanto Medicina em Ribeirão Preto teve 86,6 candidatos por vaga e Bauru, 78,2. Com a mudança, no próximo vestibular haverá uma só proporção para os três cursos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.