A experiência universitária vai muito além do que é aprendido em salas de aula, laboratórios e bibliotecas. A rotina dos estudantes é permeada de espaços e momentos de troca com outros alunos, professores e funcionários - além de quitutes que fazem muito sucesso no câmpus.
Na Universidade de São Paulo (USP), que completa 90 anos neste mês, não é diferente. O Estadão foi à Cidade Universitária, no Butantã, zona oeste paulistana, e perguntou aos estudantes sobre nove coisas que todos precisam fazer antes de se formar na instituição.
Confira as respostas dos alunos
- Piscina do Centro de Práticas Esportivas (Cepe): o Conjunto Aquático não serve apenas para aulas e competições. Após apresentação de exame médico dermatológico, os alunos da Universidade podem usar o espaço para se refrescar e relaxar.
- Comer o “Cookie da Física”: próximo à portaria da Ala Central do Instituto de Física (Ifusp), encontra-se uma lanchonete que vende o mais famoso doce da Universidade. O cheiro do cookie assado na hora é inconfundível e guia os estudantes até o trailer.
- Participar dos Jogos Universitários: competições de diversas modalidades entre estudantes de diferentes cursos são uma boa oportunidade para se divertir mas também para se enturmar.
- Visitar a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU): projeto mais importante e conhecido do célebre arquiteto Vilanova Artigas. A ideia é de que todo o prédio, não só as salas de aula, fossem espaços de aprendizado. Com grande fluidez espacial e uma praça interna, o edifício se configura como lugar público.
- Croissant de chocolate do Instituto de Matemática e Estatística (IME) e Cafeteria Preciosa: mais dois pontos para o roteiro gastronômico “obrigatório”, um doce e um cafezinho sempre são uma boa pedida.
- Visitar o Morro da Coruja: mais uma atração do IFUSP, o morro, que é realmente um “morrinho”, tem uma bela vista da cidade de São Paulo. É possível enxergar até o Parque Villa Lobos.
- Estudar na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin: uma das bibliotecas mais novas da USP, é especializada em títulos que contam a História do Brasil, com volumes especiais e raros.
- ‘Bandejão’ da EACH: o câmpus da USP Leste abriga a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) e, segundo os alunos, alguns pratos vale a pena experimentar
- Recepção de calouros: momento de confraternização entre os alunos mais “antigos” e os novatos pode ajudar a se enturmar e receber dicas sobre a vivência universitária.
A USP faz aniversário no próximo dia 25. Em nove décadas, muitas pessoas fizeram parte da instituição, considerada a melhor da América Latina e uma das cem melhores do mundo. Por isso, o Estadão te convida para contar a sua história na USP e participar desta homenagem.
Antes de enviar seu vídeo por mensagem direta (inbox) no Instagram do jornal, no @estadao, preste atenção nas orientações: gravar na vertical (se for selfie, evite deixar o celular muito próximo ao rosto). Se possível, gravar em um ambiente silencioso.
O vídeo pode ter aproximadamente 30 segundos. Pode começar já respondendo à pergunta, “qual sua história com a USP?”, e, quando terminar, aguarde um segundo antes de encerrar a gravação.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.