Programa de entrevistas com os líderes da área de comunicação das principais empresas do país
Comunicação e marketing no ramo de investimentos, cruzamentos entre esporte e mercado financeiro e o diálogo com as novas gerações. O Collab Estadão desta semana recebe Lisandro Lopez, CMO da XP Inc. À frente da estratégia de marketing de todas as marcas da empresa, incluindo Rico e Clear, o executivo fala, na conversa, sobre as iniciativas da XP para alcançar novas audiências.
"Ter produtos bons é o básico, mas o que vai levar a gente para um próximo nível de relacionamento [com o cliente] é como eu crio uma conexão que transcende a parte transacional", avalia.
O olhar para a criatividade como vantagem competitiva no mercado e as estratégias de comunicação de uma empresa com portfólio de mais de duzentas marcas. O Collab Estadão desta semana recebe Daniel Wakswaser, vice-presidente de marketing da Ambev. Na conversa, o executivo comenta as tendências do mercado cervejeiro no país e o amadurecimento das marcas diante de novos hábitos dos consumidores. "O marketing serve para se conectar com os valores da sociedade e contar histórias reais", avalia. "Não adianta pegar um produto e fingir que ele é bom para o corpo. As pessoas vão pesquisar e saber que não é. A gente precisa mudar o processo."
O consumo de carne no país, alternativas à proteína animal e o interesse crescente do comprador pela cadeia de produção dos alimentos, da origem dos insumos ao descarte correto de embalagens. O Collab Estadão desta semana recebe Marcel Sacco, vice-presidente de Marketing da BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo. À frente de marcas tradicionais nas mesas brasileiras, como Sadia, Perdigão e Qualy, Sacco também fala na entrevista sobre a importância de se reinventar na comunicação e dialogar com as novas gerações. "A grande mudança é que o mundo muda cada vez mais rápido. Não importa a tradição, a força da marca ou o tempo que você tenha se não estiver próximo do consumidor, continuar relevante para ele. Esse é o nosso desafio".
Tecnologia no mercado da beleza e a valorização do corpo real num mundo de filtros. O 'Collab Estadão' desta semana recebe Thais Hagge, CMO da Unilever Brasil e líder da categoria Beleza e Bem-Estar da empresa no país. À frente de marcas como Dove, Seda, Tresemmé e Clear, Thais fala sobre a importância da diversidade na comunicação e no catálogo de produtos da multinacional.
"Nossa responsabilidade é atuar todos os dias por uma beleza sem padrões e por produtos que efetivamente atendam às necessidades, que entreguem o que a consumidora precisa."
Inteligência artificial, proteção de dados e as pontes da indústria de tecnologia com a geração Z. O Collab Estadão desta semana recebe Lúcia Bittar, diretora de marketing da área de Mobile Experience da Samsung Brasil. Nesta entrevista, a executiva, que tem quase 30 anos de atuação no marketing, também fala sobre a evolução recente do setor e o impacto das redes sociais no trabalho de comunicação. "O que mudou muito com as novas tecnologias é que antes o marketing era quase um trabalho de uma via. Você dizia para o consumidor. E agora é uma conversa", avalia. "A gente se pauta muito nas demandas das pessoas para o lançamento de produtos e serviços."
Tecnologia no mercado imobiliário, as mudanças no jeito de morar pós-pandemia e os hábitos das novas gerações na busca por imóveis. O Collab Estadão desta semana recebe Ricardo Kauffman, diretor de comunicação institucional do Grupo Loft, dedicado a facilitar a compra, venda e financiamento de imóveis e o aluguel sem fiador. Nesta entrevista, Kauffman também fala sobre o impacto da atual taxa de juros no setor. "Apesar de no curto prazo ser uma influência importante, do ponto de vista geral, o mercado imobiliário para os próximos 20, 30 e 50 anos não tem outra tendência senão crescer."