PUBLICIDADE

Eliane Cantanhêde

Ouça os comentários diários da colunista do Estadão para o Jornal Eldorado.


Acompanhe também em:

"Musk é um ator político, articulador da extrema-direita internacional"

A rede social X (antigo Twitter) anunciou ontem à noite que não cumpriu o prazo determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes para indicar um representante legal da empresa no País. Com isso, a plataforma deve ser suspensa a qualquer momento. A decisão do X foi adiantada pela Coluna do Estadão. "Tem muita política por trás disso. Elon Musk não é só um grande empresário, é um ator político, articulador da extrema-direita internacional. Ele não comprou o Twitter para ganhar dinheiro, mas para fazer política. Muitos juristas acham que o ministro está extrapolando mais uma vez, mas não é possível uma empresa se instalar no Brasil e querer atuar sem cumprir a legislação", diz Cantanhêde.

30/08/2024 | 13h17
Ouvir episódio

Todas as edições

"Lula quis mostrar que deve haver harmonia entre política econômica do Governo e monetária do BC"

Confirmado como a indicação do governo Lula para a presidência do Banco Central (BC), o atual diretor de Política Monetária da instituição, Gabriel Galípolo, disse ser uma “honra, um prazer e uma responsabilidade imensa” ser indicado ao posto. Ele falou brevemente com a imprensa após o anúncio de seu nome pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Palácio do Planalto. "O indicado era o braço direito do ministro na Fazenda, mas a relação dos dois era 'elegante'. Lula quis mostrar que os dois vão conviver civilizadamente e que deve haver harmonia entre política econômica do Governo e monetária do Banco Central", afirma Cantanhêde.

29/08/2024 | 12h48
Ouvir episódio

"Alistamento militar pode ser caminho de ascensão social para meninas pobres"

O governo federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 28, um decreto com regras para o alistamento militar feminino. A norma prevê o recrutamento de voluntárias e foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e por José Múcio, ministro da Defesa. A pasta prevê o início do recrutamento já em 2025. Serão ofertadas 1.500 vagas para voluntárias. "É o avanço das Forças Armadas na inclusão das mulheres. Havia constrangimentos nisso, pois não há banheiros e acomodações, mas houve adaptações. É importante para meninas pobres, com poucas chances de ascensão social. É um caminho para elas, que podem ter, inclusive, talento para a carreira militar", diz Eliane.

28/08/2024 | 13h04
Ouvir episódio

"Arthur Lira terceiriza ataque ao Supremo via CCJ"

O deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) apresentou nesta segunda-feira, 26, parecer favorável à admissibilidade da proposta que permite ao Congresso suspender decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) consideradas uma extrapolação das funções da Corte. Relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Bragança escreveu que, no conteúdo do projeto, “não há qualquer atentado à forma federativa de Estado, ao voto direto, universal e periódico e aos direitos e garantias individuais”. "Depois que o Supremo ratificou decisão de intervir em emendas parlamentares, o presidente da Câmara Arthur Lira mandou três propostas de Emenda Constitucional em ataque direto ao Judiciário. Os magistrados tinham o direito de 'errar por último' mas agora o Congresso quer o poder de derrubar e rever decisões. Lira terceiriza o ataque ao Supremo via CCJ", afirma Eliane.

27/08/2024 | 12h43
Ouvir episódio

"Marina Silva colocou dedo na ferida, mas tem que fazer além de aparecer"

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), confirmou no domingo, 25, a prisão de dois homens suspeitos de atear fogo em áreas rurais da região de Ribeirão Preto, agravando ainda mais a situação crítica desta parte do interior de São Paulo. Um deles, detido na cidade de Batatais, faz parte de uma facção criminosa e chegou a gravar um vídeo comemorando o ato criminoso, informou o governo. Uma terceira pessoa foi presa em Porto Ferreira, segundo informou o governo estadual na manhã desta segunda-feira, 26. "A ministra do Meio-Ambiente, Marina Silva, colocou o dedo na ferida: não é natural que vários pontos diferentes, de um mesmo estado, tenham fogo; isso tem cara de ação criminosa. Ela andou muito sumida e distante, mas volta aos holofotes. A ministra precisa agir; vamos ter a COP no ano que vem e Marina é o grande nome do país no exterior na área ambiental. Precisa fazer além de aparecer", afirma Cantanhêde.

26/08/2024 | 12h55
Ouvir episódio

"Pablo Marçal cresce, atinge segundo lugar e bagunça a eleições em São Paulo"

Estrategistas do pós-Bolsonaro já têm um cronograma político prontinho para São Paulo. Pablo Marçal vai definhar naturalmente, Ricardo Nunes e Guilherme Boulos irão para o segundo turno, Nunes será reeleito e o caminho estará livre para o “grande salto”: a metamorfose do governador Tarcísio Gomes de Freitas para “Tarcísio, o tucano”. Tudo muito bom, tudo muito bem, mas falta combinar com os “russos” – e com as pesquisas.

23/08/2024 | 12h58
Ouvir episódio

PUBLICIDADE