Eliane Cantanhêde

Ouça os comentários diários da colunista do Estadão para o Jornal Eldorado.


Acompanhe também em:

"A divisão da direita em São Paulo é o que está 'embolando' o jogo"

De acordo com a pesquisa Genial/Quaest, o apresentador de televisão José Luiz Datena (PSDB) está empatado tecnicamente com o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) e com o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Essa é a primeira vez que Datena, que tem 17% das intenções de voto, aparece dividindo a liderança com os dois candidatos que têm pontuado todos os levantamentos até aqui. "A pesquisa mostra tudo embolado no primeiro turno, mas um favorito no segundo - que é o que decide a eleição. A divisão da direita em São Paulo é o que está 'embolando' o jogo. Boulos, da esquerda, está bem colocado e não concorre apenas com Nunes pela direita; o prefeito tem outros concorrentes, como Datena, que é muito conhecido e está tirando votos deste espectro, assim com Marçal. É uma pena, porque Tabata, que é considerada o ponto de equilíbrio, está na 'lanterninha'", analisa Eliane.

27/06/2024 | 15h02
Ouvir episódio

Todas as edições

"Campos Neto afirmou que ruídos causam alta do dólar. Quem causa isso?"

O presidente Lula recebe hoje o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O encontro, já anunciado por Haddad, ocorre em meio a um momento de tensão na economia do país, com o dólar, em disparada, tem atingido os maiores valores em dois anos e meio; com o governo buscando formas de cortar gastos públicos para garantir equilíbrio fiscal; e o confronto de Lula ao mercado, que gostaria de ações mais claras do governo no sentido de conter despesas. "Lula vai discutir a questão que trouxe para dentro de seu coração - a guerra com Banco Central, juros e com o presidente da entidade, que também reagiu. Roberto Campos Neto afirmou que a alta do dólar é em função de ruídos. E quem causa isso na Economia, com o BC e contra juros? O presidente Lula", diz Cantanhêde.

03/07/2024 | 13h06
Ouvir episódio

Eliane Cantanhêde entrevista Gustavo Franco

Na semana em que o Real completa 30 anos de existência, o marco na economia brasileira é o tema da conversa de Eliane Cantanhêde e do âncora do Jornal Eldorado Haisem Abaki com Gustavo Franco, economista, ex-presidente do Banco Central do Brasil e professor do Departamento de Economia da PUC-Rio.

02/07/2024 | 12h40
Ouvir episódio

"Controlar a inflação é mudar o País; criar nova era no Brasil"

Há 30 anos, em 1° de julho de 1994, o real era colocado em circulação. Apesar de ser a maior marca do Plano Real, essa foi só a ponta final de um extenso plano econômico que pôs fim a uma era de hiperinflação e constantes trocas da moeda corrente do Brasil. De lá para cá, o real já se desvalorizou bastante. A inflação oficial do país acumulou alta de 708% nesses 30 anos. "Temos de reconhecer que todos os grandes economistas, 'pais' do Real - aqueles que se reuniram para mudar o País, porque controlar a inflação é mudar o País; criar nova era no Brasil -, indicam que isso foi possível graças à força do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Foi ele que garantiu o apoio do presidente Itamar Franco e 'bancou' intelectual e politicamente o Plano Real. Foi uma era de ouro no País. O passo seguinte seria equilibrar as contas públicas, que é o discutido até hoje", afirma Eliane.

01/07/2024 | 13h04
Ouvir episódio

Eliane conversa com Luiz Raatz sobre debate americano

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump ganhou o primeiro debate presidencial americano ontem, em uma noite marcada pela fragilidade do presidente Joe Biden, que demonstrou nervosismo nas respostas e chegou a se perder no raciocínio em alguns momentos da discussão. Enquanto Trump deu uma série de declarações falsas durante a noite, Biden chegou a congelar em uma resposta na qual parecia perder o raciocínio. Sobre o primeiro debate entre os pré-candidatos à Presidência dos EUA, Eliane conversa com Luiz Raatz, subeditor de Internacional do Estadão.

28/06/2024 | 12h58
Ouvir episódio

"Ministro Gilmar conseguiu 'maioria' e levou seis ministros a Lisboa"

O Fórum de Lisboa, evento realizado na capital portuguesa sob a batuta do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez mais do que deslocar dezenas de autoridades de Brasília. As discussões político-jurídicas, intercaladas por convescotes, são permeadas por encontros e conversas ao pé de ouvidos. "Já tem maioria! Sempre falamos das maiorias na Corte para decidir algo e o ministro Gilmar Mendes já conseguiu: seis ministros do STF estão em Lisboa. Também são três ministos do Governo e o presidente da Câmara, Arthur Lira. Eles viajam para tão longe para conversar entre brasileiros e em Português", comenta Eliane.

26/06/2024 | 14h46
Ouvir episódio

PUBLICIDADE