Entrevistas Jornal Eldorado

Ouça aqui as entrevistas conduzidas pelos apresentadores Carolina Ercolin e Haisem Abaki


Acompanhe também em:

30 anos do Plano Real - EP 01

O ano era 1994, e o Brasil vivia a chamada hiperinflação. Após um processo de impeachment, e a renúncia de Collor, a presidência foi ocupada pelo seu vice, Itamar Franco. No Ministério da Economia, surgia Fernando Henrique Cardoso, responsável por criar um grupo de notáveis que começou a desenhar o que se tornaria o Plano Real. 

Em 1º julho, a nova moeda entrava em circulação, deixando a hiperinflação para trás. Na época, um real valia o mesmo que um dólar. Sem congelamento de preços, a inflação do país era de apenas 1,65 por cento em 1998. Acompanhe o primeiro episódio na reportagem de Gustavo Lopes

01/07/2024 | 18h27
Ouvir episódio

Todas as edições

Os próximos passos dos parques Bixiga, Banespa e Campo de Marte

No começo de Julho, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou o projeto de lei que inclui a criação do Parque Rio Bixiga, localizado no entorno do Teatro Oficina, no centro da cidade. No mesmo texto, os vereadores aprovaram também o Parque Banespa, na sede do clube de mesmo nome, em Santo Amaro, na zona sul da capital. Outro Parque que começa a se desenhar é o que será implantado no Campo de Marte, na zona norte de São Paulo. Um acordo entre município e União permitiu que o parque fique dentro da área de 406 mil metros quadrados, que são 20% do terreno de mais de 2 milhões de metros quadrados, e que funciona o mais antigo aeroporto da cidade.

22/07/2024 | 12h30
Ouvir episódio

Se Kamala for candidata, voto feminino pode decidir eleição nos EUA? Ouça análise de especialista

Após sofrer pressão de líderes democratas para que se retirasse da corrida à Casa Branca, por causa de dúvidas em relação à sua saúde e aptidão mental, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou ontem ter desistido de disputar a reeleição. Biden manifestou apoio à vice-presidente Kamala Harris para que o substitua como candidata. Com o endosso de Biden e de outras referências democratas, como o ex -presidente Bill Clinton, Kamala passou a ser a favorita para conquistar a indicação do partido, mas precisará ser ratificada por votação virtual ou convenção. A vice-presidente tem desempenho melhor que o de Biden nas pesquisas eleitorais, com média de 46% das intenções de voto, contra 44% do atual presidente. O ex-presidente Donald Trump, candidato republicano, aparece na frente de ambos, com 48%. Em entrevista à Rádio Eldorado, o professor de Relações Internacionais da ESPM Leonardo Trevisan disse que a possível entrada de Kamala Harris na disputa, além de gerar um aumento nas doações aos democratas, pode fazer o voto feminino ser decisivo para o resultado da eleição. Segundo ele, Trump já vinha adotando uma postura mais “moderada” em relação ao aborto antes mesmo da desistência de Biden.

22/07/2024 | 12h29
Ouvir episódio

Novas modalidades do PIX anunciadas pelo BC

O Banco Central anunciou que trabalha no desenvolvimento do chamado “Pix Garantido”. Essa modalidade vai garantir que compras poderão ser parceladas, como se fosse um cartão de crédito. Ainda não se sabe ao certo se essa operação terá juros, mas a novidade pode diminuir os gastos de lojistas com as taxas das maquininhas de cartão. Além dessa novidade, o BC deve lançar o Pix Automático e agendado, que permite o débito de contas, como as de consumo, como água e luz. No ano que vem, o Banco Central já anunciou o lançamento do chamado Pix por aproximação. 

19/07/2024 | 15h55
Ouvir episódio

Trump fala em união, mas adota tom messiânico em discurso; ouça análise de especialista

O ex-presidente Donald Trump fez uma descrição detalhada da tentativa de assassinato que sofreu no último fim de semana em seu primeiro discurso após o atentado. No encerramento da Convenção Nacional Republicana, ele pregou união e disse que a divisão na sociedade americana precisa ser curada, mas não poupou os democratas de críticas. O pronunciamento começou com um tom mais emotivo, que se dissipou ao longo do discurso, quando fez ataques ao governo de Joe Biden e adotou um tom messiânico. No conteúdo, voltou a dizer, sem evidências, que os imigrantes vêm de prisões e instituições psiquiátricas, representando um risco para o país. E prometeu parar o que chama de “invasão” e concluir o muro na fronteira com o México. Em entrevista à Rádio Eldorado, o doutor em Relações Internacionais Vladimir Feijó, professor da Faculdade Arnaldo Janssen, de Belo Horizonte, disse que Trump fez um aceno aos descontentes com Joe Biden, mas ao mesmo tempo procurou mexer com temas de interesse de sua base para garantir o comparecimento dos eleitores em novembro, já que o voto não é obrigatório nos Estados Unidos. O especialista também comentou a situação de Biden, cada vez mais pressionado a desistir da reeleição. Para Feijó, o presidente americano vive “um cenário irreversível”.

19/07/2024 | 14h09
Ouvir episódio

José Aníbal confirma candidatura de Datena à Prefeitura de SP e diz que desistência é “página virada”

O presidente do diretório municipal do PSDB em São Paulo, José AnÍbal, negou hoje a possibilidade de o apresentador José Luiz Datena desistir de concorrer a prefeito de São Paulo, como ocorreu no passado em disputas eleitorais para outros cargos. Em entrevista à Rádio Eldorado, ao ser questionado sobre o histórico de desistências de Datena, o líder tucano afirmou que o assunto é “página virada” e confirmou a candidatura. Apesar de expressar essa convicção, Aníbal não descartou um acordo com a deputada Tabata Amaral, do PSB, que esperava contar com Datena como vice em sua chapa, mas não cravou quem seria o cabeça numa eventual aliança entre os dois. “Tabata e Datena representam o centro democrático, uma alternativa à polarização”, ressaltou.

19/07/2024 | 13h31
Ouvir episódio

PUBLICIDADE