PUBLICIDADE

Entrevistas Jornal Eldorado

Ouça aqui as entrevistas conduzidas pelos apresentadores Carolina Ercolin e Haisem Abaki


Acompanhe também em:

Após STF, PEC das Drogas vai caminhar no Congresso Nacional

Após a decisão do Supremo Tribunal Federal de descriminalizar a posse de maconha para uso pessoal, a reação do congresso foi imediata. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, determinou a criação de uma comissão especial para analisar a PEC que torna crime a posse e o porte de qualquer quantidade de droga ilícita. Essa proposta nasceu no Senado Federal, e é de autoria do seu presidente, Rodrigo Pacheco, que criticou a decisão do STF. Pela proposta, o porte ou posse de qualquer quantidade de droga, mesmo que para uso próprio, será registrado na ficha criminal da pessoa. Acompanhe a reportagem de Gustavo Lopes.

27/06/2024 | 17h30
Ouvir episódio

Todas as edições

Quais devem ser os temas dominantes do Jubileu da Igreja Católica celebrado durante todo o ano de 2025?

Milhões de peregrinos são esperados em Roma para o Jubileu 2025 da Igreja Católica. O ano santo terá como tema “Peregrinos da Esperança”. O Ano Jubilar será iniciado oficialmente pelo Papa Francisco neste 24 de dezembro, véspera de Natal, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro. As peregrinações e celebrações vão ocorrer durante todo o ano de 2025, com temas voltados para vários segmentos da população mundial e diversas categorias profissionais. O Vaticano também incluiu um evento organizado por católicos LGBTQIA+ em seu calendário oficial online para o Jubileu, em um sinal incomum de abertura da Igreja em relação à comunidade gay, com a peregrinação em setembro do grupo italiano "La Tenda di Gionata”, que descreve seu objetivo como o de promover a acolhida de pessoas LGBT na Igreja. Em entrevista à Rádio Eldorado, o teólogo Fernando Altemeyer Júnior, professor da PUC-SP, disse que as celebrações vão ocorrer em todas as igrejas do mundo e ressaltou que, apesar da resistência de alguns setores em relação ao acolhimento da comunidade LGBT, “mudou a postura de não mais mandar pro inferno, de condenar”. “Os jubileus representam alegria, festa e liberdade. Soa a trombeta para um tempo diferente. É uma espécie de carta de alforria”, afirmou.

24/12/2024 | 12h51
Ouvir episódio

Defesa Civil de SP alerta para chuvas intensas em todo o Estado até sexta; ouça orientações

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta que, entre esta véspera de Natal e a próxima sexta-feira, estão previstas chuvas intensas, especialmente nas regiões do Litoral Norte, Vale do Paraíba, Litoral Sul, capital paulista, Região Metropolitana de São Paulo, região de Campinas, Sorocaba e Bauru. Em entrevista à Rádio Eldorado, o diretor de comunicação do órgão, capitão Roberto Farina, disse que o Gabinete de Crise estará mobilizado ao longo da semana do Natal para garantir uma pronta resposta à população em caso de emergência causada pelas chuvas. Acompanhe as orientações de prevenção e de medidas a serem adotadas em caso de temporais.

24/12/2024 | 12h42
Ouvir episódio

Contas públicas, inflação, juros e Trump: quais os riscos da economia em 2025? Ouça especialista

O pacote de contenção de gastos do governo, aprovado pelo Congresso, pode não ser suficiente para reequilibrar as contas públicas em 2025. A avaliação é da professora de Economia do Insper, Juliana Inhasz. “Vai ser um ano em que a probabilidade de não atingir a meta fiscal é alta”, afirmou. Além de fatores domésticos, ela aponta que medidas anunciadas pelo futuro presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, podem gerar impacto inflacionário na economia americana e pressionar os juros, o câmbio e a inflação no Brasil.

24/12/2024 | 12h39
Ouvir episódio

Enel diz que reduziu tempo de atendimento a emergências e promete investir R$ 10,4 bi contra apagões

O tempo médio de atendimento a ocorrências emergenciais pela distribuidora de energia Enel em São Paulo aumentou cerca de três horas entre 2019 e 2024, de 9,13 horas para para 12,21 horas, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No entanto, a concessionária alega que reduziu o tempo médio de resposta entre os apagões de novembro de 2023 e de outubro deste ano. Em entrevista à Rádio Eldorado, o CEO da empresa, Guilherme Lencastre, disse que o tempo médio agora está em 450 minutos (7 horas e 30 minutos). Apesar disso, ele reconheceu a necessidade contratação de mais funcionários para melhorar o atendimento às emergências. Segundo Lencastre, dos 1,2 mil novos eletricistas anunciados pela empresa, 600 já foram contratados e os outros 600 devem estar nos quadros da concessionaria até março do ano que vem. O CEO da Enel também disse que devem ser feitos investimentos de R$ 10,4 bilhões entre 2025 e 2027 para deixar a rede elétrica “mais resistente a toques de galhos de árvores”, além de “automação para minimizar interrupções”. A entrevista com Lencastre foi gravada na última sexta-feira, antes do temporal do fim de semana, e veiculada na manhã desta sexta-feira, no momento em que cerca de 16 mil clientes da empresa na Grande São Paulo estavam sem energia. 

23/12/2024 | 12h32
Ouvir episódio

Litoral tem policiamento reforçado e Guarujá fiscaliza barulho nas praias: saiba como será

Começou nesta semana a Operação Verão no litoral paulista, com um reforço de cerca de 2,5 mil policiais na Baixada Santista. O principal objetivo é combater furtos e roubos na região. Apesar disso, um turista de 20 anos morreu baleado no começo da manhã desta quinta-feira numa suposta tentativa de assalto na Praia da Enseada, no Guarujá. O atirador fugiu em seguida. Em entrevista à Rádio Eldorado, a secretaria de Defesa e Convivência Social do município, Valéria Amorim Queiroz, disse que o assalto ainda não está confirmado e que as autoridades policiais investigam um possível vínculo entre o criminoso e a vítima. Outra iniciativa, desta vez da Prefeitura do Guarujá, é o endurecimento da fiscalização, a partir de amanhã, do uso caixas de som, assim como a presença de animais e bicicletas nas praias. “Som alto não permite que o bombeiro execute a sua função e ninguém ouve o apito. O crime se aproveita do barulho”, afirmou a secretária. Valéria disse que os chamados para ocorrências pode ser feitos pelos telefones 153 e 190.

20/12/2024 | 12h23
Ouvir episódio

PUBLICIDADE