PUBLICIDADE

Entrevistas Jornal Eldorado

Ouça aqui as entrevistas conduzidas pelos apresentadores Carolina Ercolin e Haisem Abaki


Acompanhe também em:

‘Democracia ainda segue sob ameaça’, avalia José Carlos Dias após atos golpistas de 2023

O ex-ministro da Justiça do governo FHC, José Carlos Dias, classifica como absurda a tese de que a anistia aos envolvidos nos atos golpistas em Brasília de 8 de janeiro de 2023 pacificaria o país. Pelo contrário. Na visão do advogado criminalista que defendeu centenas de presos políticos durante a ditadura militar, cerimônias para recordar a data, aliadas à punição aos envolvidos, servem como lição à sociedade, ‘um basta para não incentivar novas tentativas de golpe’, explica. Em entrevista à Rádio Eldorado, o membro da Comissão Nacional da Verdade avalia que o filme ‘Ainda Estou Aqui’, de Walter Salles, corrobora com esse papel.

08/01/2025 | 14h21
Ouvir episódio

Todas as edições

Cessar-fogo entre Israel e Hamas tem chances de dar certo? Acompanhe análise de especialista

As negociações para o cessar-fogo e a libertação dos reféns na Faixa de Gaza estão quase finalizadas, segundo autoridades israelenses, palestinas e de países mediadores. Alguns veículos de imprensa informaram que Israel e o Hamas já concordaram com os princípios gerais de um acordo. O Catar, principal mediador, disse ontem que havia apresentado um esboço da trégua. O Canal 12 de Israel informou que o governo do premiê Binyamin Netanyahu considerou o texto aceitável e que autoridades israelenses aguardavam a resposta do Hamas. Já a Associated Press informou que o Hamas também teria aceitado os termos do acordo. No entanto, em razão do fracasso de propostas anteriores, uma autoridade egípcia disse que os países mediadores estavam cautelosos, à espera de uma resposta dos palestinos. Em entrevista à Rádio Eldorado, Gunther Rudzit, professor de relações internacionais da ESPM, disse que as chances de um acordo, desta vez, parecem maiores, mas ressaltou que ainda é preciso ter cautela em razão da resistência de segmentos extremistas dos dois lados.

15/01/2025 | 11h35
Ouvir episódio

Geração de renda será uma das prioridades do Plano de Metas de SP, diz novo secretário de Planejamento

A segunda gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB), iniciada em 1º de janeiro, começa a discutir o Plano de Metas 2025-2028, uma obrigação prevista em lei para cada administração municipal. Em entrevista à Rádio Eldorado, o novo secretário de Planejamento, Clodoaldo Pelissioni, disse que primeiro está em andamento um balanço do Plano de Metas do mandato anterior de Nunes. A próxima fase será de conversas com todas as secretarias até o fim de março, seguida de audiências públicas a partir de abril. Segundo o secretário, entre as prioridades do programa, estarão: geração de emprego e renda, combate à vulnerabilidade social, a questão climática e o desenvolvimento urbano. Obras de mobilidade também estão previstas, mas Pelissioni disse que não poderia fazer ainda uma previsão sobre o número de quilômetros de corredores de ônibus a serem construídos. A previsão de 40 km na gestão anterior não foi cumprida, o que gerou debates e críticas durante a última campanha eleitoral.

14/01/2025 | 13h08
Ouvir episódio

Fim de checagem nas plataformas digitais pode gerar mais ações judiciais, diz especialista

A big tech Meta, dona das plataformas Facebook, Instagram e WhatsApp, enviou na noite de segunda-feira resposta à notificação da Advocacia-Geral da União (AGU). O órgão federal havia dado até a meia noite do dia 13 para que a empresa de Mark Zuckerberg desse explicações sobre o fim do sistema de checagem de fatos, anunciado nos Estados Unidos. A AGU também cobrou que Meta esclarecesse quais serão as medidas adotadas para combater crimes como violência de gênero, racismo e homofobia nas redes sociais no Brasil. Pouco depois da meia-noite, a assessoria da AGU informou que a resposta da Meta havia chegado e anunciou que foi convocada uma reunião técnica para analisar a manifestação nesta terça-feira. “Somente após essa análise, a AGU, em conjunto com os demais órgãos, se pronunciará sobre os próximos passos em relação ao assunto e tornará público o teor da manifestação”, informou a AGU em nota. Em entrevista a Rádio Eldorado, a advogada Patricia Peck, especialista em Direito Digital e integrante do Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber), avaliou que o governo tomou “uma atitude preventiva, querendo estreitar o caminho do diálogo”. Para ela, as novas regras deverão gerar mais ações judiciais por parte das pessoas que se sentirem prejudicadas.

14/01/2025 | 10h56
Ouvir episódio

Frente Parlamentar poderá propor ajustes em projeto da 3ª pista da Imigrantes, diz deputada

O governo paulista anunciou o início do projeto executivo para a construção de uma terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, que liga a região metropolitana de São Paulo à Baixada Santista. Ela deve ser implementada no trecho de serra sentido Cubatão, com 21,5 quilômetros de extensão e menor inclinação, permitindo o tráfego de veículos pesados. O projeto deve ser finalizado até 2026 e a previsão de entrega é em 2031. Ainda não há prazo para o começo das obras, nem orçamento previsto. De acordo com a gestão estadual, a terceira pista deve ampliar em 145% a capacidade de tráfego de caminhões e ônibus e em 25% a capacidade total do sistema Anchieta-Imigrantes, hoje sobrecarregado. Conforme o projeto inicial, a nova pista terá duas faixas de rolamento e um acostamento com possibilidade de ser revertido em faixa de tráfego. Em entrevista à Rádio Eldorado, a deputada estadual Solange Freitas (União Brasil), presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Terceira Pista da Imigrantes, disse que a nova pista já deveria ter sido prevista em 2002, quando foi inaugurada a segunda pista da Imigrantes. “O sistema está saturado. Tem dias em que a gente não consegue sair nem chegar”, afirmou. Segundo ela, a Frente Parlamentar deve se reunir com os envolvidos no projeto “para saber se há possibilidade de uma pista maior”. A deputada ainda destacou que obras de infraestrutura devem ser realizadas antes da construção da terceira pista. Entre as necessidades, ela ressaltou a implantação de avenidas perimetrais dos dois lados do Porto de Santos (uma em Santos e outra no Guarujá), além de um segundo viaduto na Alemoa.

13/01/2025 | 13h38
Ouvir episódio

Fogo em LA traz de volta clima de pandemia aos moradores: medo, trabalho remoto e escassez de máscaras

O produtor musical brasileiro Leo Moraes compara os dias que tem vivido em Los Angeles desde o início dos incêndios com o "clima da pandemia" de Covid-19. Moraes mora com a família em uma região cercada pelas chamas e relata, à Rádio Eldorado, o clima de tensão, a rotina com o trabalho remoto, além do sumiço de água e máscaras das prateleiras dos supermercados. Os incêndios no estado americano da Califórnia ainda estão fora de controle. Mais de 9 mil imóveis já foram destruídos e quase 200 mil pessoas tiveram que abandonar a região. Nesta sexta-feira (10) subiu para 10 o número de pessoas que morreram pelo avanço das chamas.

10/01/2025 | 11h53
Ouvir episódio

PUBLICIDADE