PUBLICIDADE

Entrevistas Jornal Eldorado

Ouça aqui as entrevistas conduzidas pelos apresentadores Carolina Ercolin e Haisem Abaki


Acompanhe também em:

ONG Doutores da Alegria pede doações para manter atendimento em hospitais; saiba como ajudar

A ONG Doutores da Alegria, que atua há 33 anos em hospitais públicos de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, está realizando uma campanha de doações para retomar as atividades, que foram reduzidas. Segundo a entidade, as doações caíram 70% desde 2022. O dinheiro arrecadado é usado para a remuneração de artistas e funcionários, além de financiar visitas a hospitais infantis e o programa de formação de palhaços. Em entrevista à Rádio Eldorado, o fundador da Doutores da Alegria, Wellington Nogueira, disse que a crise começou com mudanças nas leis de incentivo durante o governo de Jair Bolsonaro. “Mas temos muita fé que vamos conseguir passar por esse momento. Algumas empresas já fizeram contato para novas parcerias”, afirmou. Quem quiser ajudar pode obter mais informações no site doutoresdaalegria.org.br.

18/10/2024 | 13h23
Ouvir episódio

Todas as edições

Com ações na Justiça, 45 escolas cívico-militares ficam para 2026, diz secretário da Educação de SP

Após ações judiciais movidas no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e no Supremo Tribunal Federal, as 45 escolas cívico-militares que o governo paulista pretendia instalar no início de 2025 vão ter os planos adiados para 2026. A informação foi dada nesta sexta-feira pelo secretário estadual da Educação, Renato Feder, durante entrevista à Rádio Eldorado. O TJ-SP suspendeu em agosto a lei que permite a criação desses estabelecimentos, aceitando o argumento de inconstitucionalidade apresentado pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). No âmbito do STF, o ministro Gilmar Mendes realizou na última terça-feira uma audiência pública sobre o tema. Ele é o relator das duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade apresentadas pelo PT e pelo PSOL. Os partidos alegam que o programa não tem respaldo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que é federal, ao prever a presença de policiais militares em atividades escolares. O secretário Renato Feder disse entender que o assunto é de competência estadual e afirmou que a lei das escolas cívico-militares “é democrática” porque “elas escolhem se querem aderir ou não ao programa”. Na entrevista, ele também falou sobre os preparativos para o Provão Paulista Seriado, que terá as primeiras avaliações nos dias 30 e 31 de outubro. A prova pode ser a porta de entrada para 15 mil vagas na USP, Unesp, Unicamp, Univesp e Fatecs.

25/10/2024 | 14h28
Ouvir episódio

Ainda há tempo para virada no 2º turno em São Paulo? Ouça análise de especialista

A nova pesquisa Quaest sobre o segundo turno das eleições 2024 em São Paulo mostra o atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), com 44% das intenções de voto. O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) aparece com 35% das menções do cenário estimulado, em que os nomes da dupla são apresentados para os entrevistados. Segundo o levantamento, 19% dos eleitores afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto caso o pleito fosse hoje. Nesse número também estão incluídos eleitores que afirmaram que não vão votar. Outros 2% estão indecisos. A pesquisa Quaest entrevistou 1.200 eleitores paulistanos entre os dias 20 e 22 de outubro, tem margem de erro de três pontos porcentuais para mais ou para menos, índice de confiança de 95% e registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo SP-06257/2024. Em entrevista à Rádio Eldorado, o cientista político e diretor-executivo do Instituto Travessia, Renato Dorgan, especialista em pesquisas qualitativas e quantitativas, disse que dificilmente haverá uma reversão do cenário favorável a Nunes, a não ser que algo excepcional aconteça. Nesse contexto, ele pontuou que é preciso haver atenção aos possíveis efeitos do clima após as chuvas dos últimos dias terem causado quedas de árvores e apagões na cidade. Ainda assim, Dorgan avalia que Nunes teve uma estratégia bem-sucedida ao tratar do tema na semana passada.

24/10/2024 | 12h55
Ouvir episódio

Ausência de Lula no Brics “evita foto” com líderes da Rússia e do Irã; ouça análise

Começa hoje na Rússia a Cúpula do Brics, a primeira com a nova composição do bloco, que foi ampliado no ano passado, com a inclusão de cinco países. O Brasil participa sob um olhar desconfiado de parceiros no Ocidente, como os Estados Unidos e a Europa, preocupados com gestos pró-Kremlin. A reunião é considerada uma forma de o presidente russo, Vladimir Putin, demonstrar força e contestar seu isolamento. Por recomendação médica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou de última hora a viagem até Kazan, na Rússia, após cair e bater a cabeça no banheiro do Palácio da Alvorada. Em entrevista à Rádio Eldorado, o professor de Relações Internacionais da ESPM São Paulo Roberto Uebel disse que, apesar do problema de saúde, a ausência física de Lula será melhor para o Brasil no atual contexto de guerras na Ucrânia e no Oriente Médio. “Uma foto de Lula com Vladimir Putin e com o presidente do Irã não seria boa para a diplomacia brasileira”, afirmou. Para o especialista, outro assunto controverso que o presidente brasileiro teria que enfrentar seria a pretensão de inclusão da Venezuela e da Nicarágua no grupo.

22/10/2024 | 11h49
Ouvir episódio

Disputa por voto da periferia empreendedora marca 2º turno em SP, avalia Renato Meirelles

Os candidatos a prefeito de São Paulo adotaram estratégias distintas para alcançar o mesmo objetivo no debate realizado pelo Estadão e pela TV Record na noite do último sábado. Em busca de aumentar a rejeição ao adversário, ponto central no segundo turno da eleição, Ricardo Nunes (MDB) tentou apresentar o concorrente como radical, enquanto Guilherme Boulos (PSOL) sugeriu que a administração do atual prefeito é corrupta e ineficiente. Em entrevista à Rádio Eldorado, o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, especialista em consumo e opinião pública, avaliou que, além de um tentar explorar a rejeição um do outro, os dois candidatos miram em eleitores que apoiaram Pablo Marçal (PRTB) no primeiro turno com o mote de “busca da prosperidade”. Para Meirelles, Boulos percebeu isso mais do que o campo da esquerda tradicional, que no passado cresceu com base no movimento sindical. “Depois de ter melhorado a distribuição de renda no Brasil, o eleitor quer ir além”, afirmou.

21/10/2024 | 13h41
Ouvir episódio

Defesa Civil alerta para temporais e ventania no fim de semana em SP; ouça as orientações

O Estado de São Paulo deve voltar a enfrentar temporais e fortes rajadas de vento entre amanhã e domingo. O alerta foi feito pela Defesa Civil estadual, após a previsão da chegada de uma nova frente fria. Em entrevista à Rádio Eldorado, o diretor de Comunicação do órgão, tenente Maxwell de Souza, disse que há previsão de até 200 milímetros de chuva e de ventos que podem chegar a 60 km/h. Segundo ele, o maior volume de precipitações é esperado para Sorocaba, no interior do Estado, onde deve chover em três dias o dobro do estimado para todo o mês de outubro.

17/10/2024 | 13h08
Ouvir episódio

PUBLICIDADE