Entrevistas Jornal Eldorado

Ouça aqui as entrevistas conduzidas pelos apresentadores Carolina Ercolin e Haisem Abaki


Acompanhe também em:

Raí diz que união contra extrema direita na França é “um exemplo para o mundo”; ouça entrevista exclusiva

O ex-jogador de futebol Raí, campeão mundial pela Seleção Brasileira e pelo São Paulo, disse hoje, em entrevista exclusiva à Rádio Eldorado, direto de Paris, que a união entre a esquerda e o centro para derrotar a extrema direita nas eleições legislativas francesas é “um exemplo para o mundo”. Na semana passada, ainda durante a campanha eleitoral, Raí Souza Vieira de Oliveira, que é mestre em Políticas Públicas pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris, alertou para os perigos de uma ascensão ao poder da extrema direita, que venceu o primeiro turno, mas ficou em terceiro na segunda e última etapa da votação. Na entrevista à Rádio Eldorado, ele destacou que cerca de 200 candidatos renunciaram para apoiar postulantes que tinham mais chances de derrotar a direita radical. Para Raí, na política é preciso “pensar no todo, além dos seus interesses individuais”. Questionado sobre a situação do futebol brasileiro, eliminado da Copa América e vivendo uma saída precoce de jogadores para o exterior, Raí criticou a CBF e a falta de organização dos clubes para a formação de ligas independentes pelos clubes.

10/07/2024 | 12h35
Ouvir episódio

Todas as edições

Bolsonaro pode ser indiciado por áudio revelado pela PF?

Nesta semana, áudios de uma conversa entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Alexandre Ramagem (PL) e o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, vieram à tona. A reunião realizada em 2020 debateu ações para tentar anular a investigação contra o senador Flávio Bolsonaro (PL) no inquérito que apurava a suposta prática de “rachadinha” em seu gabinete quando era deputado estadual no Rio de Janeiro. Uma das linhas de investigação da Polícia Federal é de que o entorno de Bolsonaro buscou quem dentro da Receita estava fazendo a investigação, para, posteriormente, tirar a pessoa do processo.

17/07/2024 | 18h04
Ouvir episódio

Ultraprocessados fora do imposto de produtos nocivos à saúde

A Câmara dos Deputados aprovou a Reforma Tributária. Dentro do texto, foi criado aquilo que ficou conhecido como imposto do pecado. Esse imposto, chamado de seletivo, vai taxar mais produtos ou atividades nocivas à saúde ou ao meio ambiente. Alguns conseguiram ficar de fora do IS, como é o caso dos alimentos ultraprocessados (bolacha recheada, macarrão instantâneo e salgadinhos de pacote, entre outros). Os deputados dizem que mantiveram a isenção justamente porque os mais pobres se alimentam de ultraprocessados. Entidades médicas dizem que eles trazem doenças como obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes.

16/07/2024 | 16h51
Ouvir episódio

Brasil tem quase 8 mil gestores municipais condenados por improbidade, mas lei mudou; ouça análise

Um estudo do Movimento Pessoas à Frente identificou 7.901 prefeitos e ex-prefeitos condenados por improbidade administrativa desde 1995, o que representa 33% dos 23.800 punidos com base na lei de 1992, que foi alterada em 2021 pelo Congresso Nacional. Na modificação, passou a constar a exigência da parte do Ministério Público em comprovar o dolo, vontade, de fato, de o agente público atuar contra o patrimônio público. Depois das mudanças na legislação, a queda no volume de ações que miram gestores municipais por violação aos princípios da administração pública chegou a 42% no período entre 2021 e 2023, ainda segundo estudo do Movimento Pessoas à Frente. Em entrevista à Rádio Eldorado, a professora de Direito Administrativo da Fundação Getúlio Vargas, uma das autoras da pesquisa, considerou necessária a mudança na lei, feita em 2021. Segundo ela, no modelo anterior eram propostas muitas ações judiciais, mas as decisões eram revertidas em instâncias superiores do Judiciário. “A quantidade de ações propostas era muito alta e com resultado muito baixo”, afirmou.

16/07/2024 | 12h08
Ouvir episódio

Como o atentado contra Trump atinge a campanha eleitoral nos EUA? Ouça análise de especialista

O atentando contra o ex-presidente e candidato republicano à Casa Branca Donald Trump deve se transformar em estratégia de campanha e ele próprio fez isso ao erguer os punhos e gritar “lutem!” aos seus eleitores, momentos após ser atingido por um tiro de raspão no último sábado. Por outro lado, o ataque também deve mexer com a estratégia do presidente democrata Joe Biden, candidato à reeleição, que já fez no domingo um discurso pregando união e diálogo. As avaliações foram feitas nesta segunda-feira pela professora de Relações Internacionais da ESPM Denilde Holzhacker, em entrevista à Rádio Eldorado.

15/07/2024 | 13h07
Ouvir episódio

Eleições EUA: Até quando Biden vai resistir?

Após o desempenho trágico no primeiro debate eleitoral, o presidente dos EUA, Joe Biden, tem sofrido pressão de todos os lados para desistir de sua candidatura à reeleição: de partidários, da imprensa, de financiadores de sua campanha e de personalidades. Biden conseguirá resistir?

Sobre o tema, Emanuel Bomfim conversa com Carlos Gustavo Poggio, professor de relações internacionais.

12/07/2024 | 11h00
Ouvir episódio

PUBLICIDADE