PUBLICIDADE

Jornal Eldorado

As principais notícias do dia com Haisem Abaki e Carolina Ercolin


SEG, TER, QUA, QUI, SEX | 06:00 ÀS 09:30
Copinha mais vista da história terá recorde de transmissões ao vivo

Edição de número 50 do torneio começa hoje. Quem estreia é o maior campeão: o Corinthians. Saiba mais sobre essa e outras notícias com Raphael Ramos, no Jornal Eldorado.

00:00:00

Todas as edições

Virose que atinge litoral de SP pode matar, alerta médico

O médico infectologista Celso Granato avalia que a investigação da origem do surto de gastroenterite no litoral paulista é crucial para adequar a conduta médica no atendimento dos casos. Em todos eles, no entanto, a hidratação é a primeira recomendação a ser adotada pelo paciente que sofre com os sintomas como diarréia, náusea e vômito. O agravamento do quadro pode levar à morte, explica o diretor clínico do Grupo Fleury. Uma jovem de 20 anos, moradora de Taquarituba (SP), está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular no Guarujá (SP), desde sexta-feira, 3. Segundo a família, o quadro dela teve início com fortes sintomas de virose. Ela viajou na última semana do ano para curtir o réveillon com os familiares no litoral. A Secretaria de Saúde de São Paulo também está investigando se há relação entre a morte de uma jovem de 29 anos em Cristais Paulista, no interior do Estado, e o surto de gastroenterite no Guarujá. Amanda Caroline Resende de Oliveira, 29, apresentou sintomas de vômito e diarreia.

07/01/2025, | 07h40

Litoral de SP registra 9 mortes por afogamentos em 2025

Nove mortes por afogamento foram registradas no litoral de São Paulo em 2025. A maioria dos casos tem relação com a imprudência de banhistas que não respeitam os alertas de perigo indicados pelos Guarda Vidas nas praias. Segundo a capitã do grupamento de bombeiros marítimo de São Paulo, Karoline Burunsizian, 9 em cada 10 óbitos acontecem em regiões do mar onde atuam as correntes de retorno. Metade das vítimas sabia nadar. Até dia 6 de janeiro, 300 pessoas foram resgatadas em ações de salvamento.

07/01/2025, | 07h34

Casos de dengue podem explodir novamente em 2025? Ouça a infectologista Luana Araújo

O Brasil registrou mais de 6,6 milhões de casos prováveis de dengue ao longo de 2024, segundo o Ministério da Saúde. Esse é o maior número da série histórica e representa quase 300% de aumento em relação ao ano passado. Na mesma comparação, as mortes confirmadas também bateram recorde, com quase 400% de crescimento, chegando a cerca de 6 mil, além de outros mais de 1 mil óbitos em investigação. Em entrevista à Rádio Eldorado, a infectologista Luana Araújo disse que o curso de casos ainda deve ser “bastante acentuado” em 2025. Ela alertou que os dados atuais podem ser ainda maiores em razão de ocorrências não notificadas. Acompanhe aqui as orientações da especialista.

02/01/2025, | 08h20
00:00:00

Precisamos de mais bibliotecas para competir com o celular, analisa vencedor do Jabuti

O vencedor do Prêmio Jabuti de 2024 na categoria infanto-juvenil, Ilan Brenman, entende como crucial o papel do poder público na reversão da tendência apontada pela a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Pela primeira vez, o levantamento identifica que a maioria dos brasileiros não é leitora de livros e que, nos últimos cinco anos, houve uma perda de 6,7 milhões de leitores no país. Em entrevista à Carolina Ercolin, o escritor e doutor em Educação aponta pesquisas que relacionam o hábito ao melhor desenvolvimento da criança, que hoje está gastando seu tempo em telas. Por isso, em sua visão, o livro precisa estar perto das pessoas em espaços como bibliotecas e parques. “É papel do poder público oferecer acesso à leitura”, avalia.

02/01/2025, | 08h17
00:00:00

A cada 4 horas, abuso de álcool mata 1 pessoa com 55 anos ou mais no Brasil; ouça especialista

No Brasil, a cada quatro horas, uma pessoa com 55 anos ou mais morre devido ao consumo excessivo de álcool. Os dados estão no relatório “Álcool e Saúde dos Brasileiros - Panorama 2024″, elaborado pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa). Nos últimos 12 anos, essa faixa etária foi a única a registrar aumento nas mortes relacionadas a bebidas alcoólicas, passando de 42,6% dos casos em 2010 para 55,5% em 2022. O levantamento compila informações de instituições como Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS) e também revela que a população preta apresenta as maiores taxas de óbitos, seguida pela parda. Em relação ao gênero, o aumento foi de 33,6% entre as mulheres, superando o crescimento de 27,6% registrado entre os homens, embora eles ainda representem a maioria das mortes, com 68%. Em entrevista à Rádio Eldorado, o hepatologista Roberto José de Carvalho Filho, professor-adjunto da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e membro da Sociedade Brasileira de Hepatologia, disse que condições sociais e econômicas contribuem para um maior consumo de álcool num momento em que as pessoas estão mais próximas da aposentadoria. “É uma fase da vida em que somos expostos a riscos de estabilidade econômica e emocional”, afirmou. Ouça aqui as orientações do especialista sobre a prevenção e o tratamento do consumo abusivo de álcool.

31/12/2024, | 11h08
00:00:00

PUBLICIDADE