PUBLICIDADE

Jornal Eldorado

As principais notícias do dia com Haisem Abaki e Carolina Ercolin


SEG, TER, QUA, QUI, SEX | 06:00 ÀS 09:30
Cotas na Fuvest: ‘Racismo no brasil é visual’, afirma advogada

A USP (Universidade de São Paulo) aprovou a criação de uma comissão para conferir a autenticidade da autodeclaração racial dada pelos alunos que ingressam na universidade por meio do sistema de cotas. A medida passa a valer no vestibular deste ano. A criação de uma banca de identificação era uma demanda dos estudantes negros da universidade, mas enfrentava resistência de gestões anteriores. A mudança ocorre depois de a universidade expulsar seis fraudadores no ano passado. Segundo advogada criminalista, especialista em crimes de gênero e direito antidiscriminatório, Fayda Belo, o racismo no Brasil é visual e a função da banca é servir como mais um instrumento de combate a ele.

00:00:00

Todas as edições

Ex-presidente do Ibama critica pressão de Lula e diz que há risco em perfuração na Foz do Amazonas

Pela segunda vez nesta semana, o presidente Lula defendeu publicamente a perfuração de um poço exploratório na Bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial, pela Petrobras, reforçando uma crise aberta contra o Ibama, o órgão do governo responsável pela concessão do licenciamento ambiental das pesquisas de exploração. Antes, ele já havia chamado de “lenga-lenga” a demora da autorização. Em entrevista à Rádio Eldorado, a coordenadora de Políticas Públicas do Observatório do Clima, Suely Araújo, que presidiu o Ibama de 2016 a 2018, criticou a intenção de explorar um combustível fóssil em tempo de transição para energias mais limpas, mas disse que o órgão não interfere na política do governo para o setor, apenas cobra da Petrobras a comprovação de capacidade para gerenciar acidentes. “É uma região com fortes correntes. Em caso de acidente, em poucas horas o óleo vai estar em águas de outros países”, afirmou.

14/02/2025, | 11h04
00:00:00

Juízes aumentam salários com “penduricalhos”; especialista aponta “corporativismo predatório”

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu nesta semana uma decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais que autorizou o pagamento retroativo de auxílio-alimentação ao juiz Daniel de Carvalho Guimarães. Em sua decisão, o ministro classificou a concessão de benefícios a magistrados, fora do teto do funcionalismo público, como “inaceitável vale-tudo”. A Constituição limita o subsídio do funcionalismo público ao que ganha um ministro do STF, o que hoje corresponde a R$ 44 mil de remuneração bruta, mas magistrados recebem auxílios que não entram no cálculo. Em entrevista à Rádio Eldorado, o professor da FGV-SP Rafael Viegas, que também é pesquisador da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, disse que a autonomia administrativa e financeira do Poder Judiciário precisa ser assegurada, mas apontou um “corporativismo predatório” em decisões do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) favoráveis às concessões dos chamados “penduricalhos” nos salários dos juízes.

14/02/2025, | 10h42
00:00:00

Onda de calor no Sudeste deve ir até dia 21 e temperaturas podem beirar os 40 graus; ouça previsão

A onda de calor que atinge o Sudeste do Brasil deve se estender pelo menos até o próximo dia 21 de fevereiro, com temperaturas em torno dos 35 graus na capital paulista e beirando os 40 no interior de São Paulo. A informação foi dada hoje pela meteorologista da Climatempo Patrícia Cassoli, durante entrevista à Rádio Eldorado. Acompanhe aqui os detalhes da previsão do tempo para os próximos dias.

13/02/2025, | 09h24
00:00:00

Estudo revela o tamanho e os padrões do desmatamento na Mata Atlântica em dez anos; ouça análise

Um estudo publicado na revista científica britânica Nature Sustainability revela os padrões de perda de florestas maduras na Mata Atlântica, destacando a necessidade urgente de ações para conter o desmatamento e proteger o bioma. O levantamento identificou mais de 14 mil polígonos de desmatamento entre os anos de 2010 e 2020, que somam uma perda de 186.289 hectares – uma área correspondente a quase 200 mil campos de futebol. A maioria das ocorrências se deu em pequenas áreas de propriedades privadas e com indícios de ilegalidade. A pesquisa, conduzida por uma equipe de especialistas da Fundação SOS Mata Atlântica, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Universidade de São Paulo (USP), analisou pela primeira vez os padrões espaciais e temporais do desmatamento entre 2010 e 2020, considerando a sua distribuição geográfica, tamanho, perfil fundiário e uso da terra após o desmatamento. O estudo identificou dois grandes locais de desmatamento: um entre Bahia e Minas Gerais e outro entre Paraná e Santa Catarina, onde a conversão das áreas para pastagens e agricultura tem impactos graves para a biodiversidade e o clima. Em entrevista à Rádio Eldorado, o diretor-executivo da Fundação SOS Mata Atlântica, Luís Fernando Guedes Pinto, defendeu o fortalecimento da fiscalização e alertou para os riscos climáticos causados pelo desmatamento. “O desmatamento é combustível para eventos extremos”, afirmou.

13/02/2025, | 09h19
00:00:00

Moto-táxi e enchentes devem ser principais temas do 1º semestre, diz presidente da Câmara de SP

Discussões sobre a regulamentação do serviço de moto-táxi e de uma CPI para investigar as enchentes no Jardim Pantanal devem ser os principais temas dos trabalhos do 1º semestre deste ano na Câmara Municipal de São Paulo. A avaliação foi feita nesta quarta-feira pelo presidente da Casa, Ricardo Teixeira, durante entrevista à Rádio Eldorado. O serviço de moto-táxi é alvo de uma disputa judicial na qual, pelo menos provisoriamente, a Prefeitura vem conseguindo barrar a oferta pelas empresas 99 e Uber. Teixeira defendeu a regulamentação, mas com restrições e critérios para garantir a segurança dos passageiros. Na entrevista, ele também disse que não pretende impedir investigações propostas pelo PT sobre as enchentes no Jardim Pantanal nem travar pautas ideológicas apresentadas por parlamentares de direita. “A preferência tem que ser dos 55 vereadores”, alegou.

12/02/2025, | 09h58
00:00:00

PUBLICIDADE