Carolina Ercolin traz informações para manter a mente sã durante a pandemia de coronavírus
Você já deve ter visto essa cena: criança ou adolescente estressado ou frustrado por ser impedido de sair de casa, ir à escola, festas ou à casa de amigos. A psicanalista Ilana Katz tem observado uma evolução da mudança no comportamento dos pequenos ao longo da pandemia em seu consultório. Ela conversa sobre o assunto com Carolina Ercolin.
A pandemia da Covid-19 tem modificado a rotina das pessoas e criado novos hábitos. Movimentos em favor da leitura estão crescendo e entre as obras mais procuradas, estão grandes clássicos, como “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley, e “A Peste”, de Albert Camus. José Saramago também aparece com "Ensaio Sobre a Cegueira", como destaca Ubiratan Brasil, editor do Caerno 2.
Você imaginou percorrer o percurso de 42 km de uma maratona sem sair de casa? O médico paulistano Frederico de Almeida teve essa ideia durante a pandemia e concluiu com sucesso o desafio, que foi realizado nos 21 metros entre a garagem sala e quintal.
Quem já estava “treinado” para períodos de quarentena tem encarado de forma menos dolorosa os reflexos da pandemia. Apesar da multidão que, todos os anos, cruza o norte da Espanha até a cidade de Santiago de Compostela — até chegar à tumba do apóstolo Santiago— peregrinos praticam o isolamento social por opção. Carolina Ercolin conversa sobre o assunto com Jorge Cáceres, autor do livro “No Caminho de Santiago: Histórias, lendas e informações”.
Há uma tendência em afastar a criança da finitude. Mas à medida que a pandemia avança, encarar o assunto ‘morte’ se torna inevitável. Seja pelas notícias que invadiram o cotidiano, seja porque alguém próximo se tornou vítima da doença. Carolina Ercolin conversa sobre o assunto com Ilana Katz, psicanalista e pós doutora em psicologia clínica no Instituto de Psicologia da USP.
Uma plataforma digital agora reúne as obras de mais de 700 compositoras para redescobrir artistas que estão sumidas há muito tempo. Apelidada de "Demande a Clara" (Pergunte a Clara), a base de dados gratuita foi lançada durante a pandemia. Entre os nomes presentes na plataforma estão o da pianista capixaba Lycia de Biase Bidart e da mineira Maria Inês Guimarães. Acesse: https://www.presencecompositrices.com/recherche-oeuvre