Rita Lisauskas é finalista do Prêmio APCA 2020. A apresentadora do 'Mãe Sem Manual' da Rádio Eldorado concorre na categoria Profissional do Ano e foi indicada por um júri especializado da Associação Paulista dos Críticos de Arte.
No ar há cerca de dois anos, o 'Mãe Sem Manual' vai ao ar de segunda a sexta-feira na programação da Eldorado. A proposta é abordar os vários jeitos de ser mãe em uma conversa franca e sem frescura, muitas vezes contando com a participação de entrevistados e especialistas nos mais diversos assuntos. O programa também ganhou uma versão ao vivo em agosto de 2019 e virou quadro do programa 'Fim de Tarde' todas as quartas-feiras.
Rita Lisauskas comemora a indicação e afirma estar surpresa. "Ser indicada a um prêmio tão tradicional como o APCA é a realização de um sonho. Na verdade nem era um sonho. Nunca imaginei que eu pudesse ser indicada porque rádio é uma coisa nova pra mim. Apesar de ter mais de 20 anos de carreira, estou na Eldorado só há dois anos. Sempre trabalhei em TV e rádio foi a última mídia na qual eu entrei", afirma. "A indicação mostra que eu estou no caminho certo, que eu estou conseguindo me comunicar e conversar com os ouvintes. Estou muito feliz", completa.
A apresentadora também destaca a importância de uma indicação como essa em um ano de tantas dificuldades, com pandemia e isolamento social. "O 'Mãe Sem Manual' foi uma ponte entre as mães que ficam sobrecarregadas nesses tempos de isolamento. Eu também fiquei em casa, quase não fui até a rádio este ano. O programa foi uma forma de conectar as mães que enfrentaram momentos tão difíceis em 2020 com os filhos fora da escola, muitas vezes sobrecarregadas em casa sem uma rede de apoio", diz. "Acho bem significativo que essa indicação tenha acontecido em ano de pandemia. É um reconhecimento de que a pauta das mães, da criação dos filhos e da educação está em primeiro plano", completa.
Os vencedores da edição 2020 do APCA serão escolhidos pelo júri da associação em janeiro de 2021.