Cantor e compositor carioca, Gabriel Ventura teve de berço uma forte relação com o samba, especialmente por causa do pai dele, que tocava cavaquinho e violão. Na adolescência, as referências da MPB se cruzaram com outras descobertas, muitas delas do rock, o que fez o músico escolher a guitarra como seu principal instrumento. Aliás, é ela a grande protagonista de seu primeiro disco solo, o “Tarde”, lançado em 2022, e que marcou uma nova fase em sua carreira, após o fim da banda Ventre.
Agora, Gabriel Ventura está lançando pela Balaclava Records seu mais novo álbum, “Pra Me Lembrar de Insistir”. E, tudo indica, o violão voltou a ocupar um espaço central em sua composição.
É o que podemos atestar neste primeiro single, de nome “Fogos”, que recebe o nosso Selo Eldorado de Qualidade. Além do violão, há o reforço de um violoncelo e de uma harpa na instrumentação, o que ajuda a amplificar essa atmosfera onírica e cheia de ternura. Mas não é uma canção puramente agridoce. É uma ternura estranha, que remete à densidade do violão de Guinga.
E o responsável por este feliz encontro da MPB com o indie é Gabriel Ventura, estreando em nossa programação com o Selo Eldorado de Qualidade!