Leticia Cazarré explica estado de saúde após diagnóstico de burnout; ‘Foi muito doloroso’

Mulher de Juliano Cazarré comentou sobre estresse e maternidade e aconselhou seguidores a buscar ajuda em caso de sintomas

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Leticia Cazarré fez uma live em seu Instagram na quarta, 27, explicando para seus seguidores sobre seu atual estado de saúde, após ter recebido diagnóstico de burnout. A mulher de Juliano Cazarré comentou que se sente melhor após o turbilhão de emoções. “Do burnout, estou bem melhor! Diria que ficou para trás!”, disse.

PUBLICIDADE

A bióloga e stylist comentou sobre a maternidade - ela e o ator são pais de 5 filhos e ela está grávida do 6º- e esclarece que já estava com sintomas de burnout quando descobriu a gravidez de Maria Guilhermina em 2022, o que aumentou sua preocupação.

Leticia comentou sobre as complicações na saúde da filha, que nasceu com uma cardiopatia e precisou ficar internada na UTI, além da mudança para São Paulo com a menina e a necessidade de instalar um homecare para os cuidados após a internação do bebê: “É muito difícil explicar tudo o que ela viveu”, disse. Ela ressaltou, ainda, o apoio que recebe do marido na criação dos filhos.

“No meu caso, o burnout foi em função de um estresse contínuo, uma preocupação contínua, poucas horas de sono durante muito tempo, falta de apetite. E aí, vi que tinha alguma coisa muito desequilibrada no meu organismo”, conta.

Publicidade

Leticia buscou tratamento médico e realizou exames, que diagnosticaram sintomas como princípio de anemia e arritmia cardíaca. Durante o tratamento, suplementou a alimentação e descansou mais - ela disse que antes estava dormindo entre 4 e 5 horas por noite. Leticia também comenta que a espiritualidade a ajudou - ela é católica.

Ao final da live, ela aconselhou quem está com sintomas do distúrbio, como cansaço e pensamentos negativos, a buscar ajuda. “Procure quem vai ouvir vocês e dar um caminho”, disse.

O que é burnout?

Nível devastador de estresse; cinismo; desinteresse; sensação de ineficácia; falta de realização profissional. Sintomas que prejudicam diversos trabalhadores mundo afora. Tais características compõem o quadro de burnout, síndrome entendida como resultado de um estresse crônico, no local de trabalho, que não foi administrado com sucesso.

Facilmente confundido com ansiedade ou depressão, o burnout se difere por ter a ver com o ambiente laboral, enquanto as outras duas condições podem ocorrer em qualquer circunstância. Em janeiro de 2022, ele passou a ser reconhecido como doença ocupacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o que garante direitos trabalhistas na hora do diagnóstico. Leia mais sobre o Burnout.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.